MINEIROS (GO): Clube abandonado vai ter visita dos agentes do combate ao Aedes da cidade

Cidade intensifica a luta contra o Aedes aegypti

Salvar imagem

REPÓRTER: Mineiros está intensificando a luta contra o Aedes aegypti, mosquito que é transmissor da dengue, chikungunya e do Zika. Nesta quarta-feira, agentes de saúde vão realizar a limpeza do Santos Futebol Clube. O local é alvo de críticas da população porque está abandonado e pode ter criadouros do Aedes. A estudante Sandra Machado, mora em Nossa Senhora Aparecida, próxima ao clube. Ela conta que, a ação de limpeza é importante para evitar o aumento do número de mosquitos na região.

SONORA: Sandra Machado, estudante

 

“Eu acho importante pelo motivo de que o mosquito não fica só em um quarteirão, ou só em um lugar. Se você tem todas as casas ou todos os estabelecimentos, limpos, e um estabelecimento com focos de dengue e às vezes até com proliferação da dengue, acontece que ele não vai voar só um quarteirão, e sim vários quarteirões. Então é um risco para nós.”

 

REPÓRTER: Para eliminar o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika, 120 agentes de saúde e endemias estão diariamente nas ruas de Mineiros, visitando imóveis em busca dos focos do Aedes. A Secretária Municipal de Saúde, Rosângela Amorim, explica que, além das visitas nas casas, o município passa a combater o mosquito em locais considerados críticos como a antiga sede do Santos Futebol Clube.

 

SONORA: Rosângela Amorim, Secretária Municipal de Saúde de Mineiros

 

“A gente vai adentrar ao clube, e vai fazer a roçagem, limpeza, eliminação do lixo de risco e nós vamos fazer essa ação, nesse que é um clube bem central e está abandonado, que é privado e a gente não estava podendo entrar. Já vamos estar começando a fazer essas pendências em lugares críticos.”

 

REPORTER: Uma dica importante é combater e checar os focos do mosquito Aedes uma vez por semana. A principal forma de se proteger do Zika e microcefalia, da dengue e chikungunya é impedir que o mosquito nasça como lembra o Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.

 

SONORA: Cláudio Maierovitch, Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde.

 

“O mosquito precisa de água para colocar seus ovos, e para que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.”

 

REPÓRTER: Para denunciar focos do Aedes em Mineiros, qualquer pessoa pode ligar na Vigilância Santária da cidade. O número é: 3661 0082. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br 

Reportagem, Bruna Goularte

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.