PUBLICIDADE
Atual campeão estadual, Cruzeiro manteve a maior parte do elenco que faturou também a Copa do Brasil no ano passado
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Dois dos principais clubes do país abrem a temporada neste fim de semana, que marca o início dos principais estaduais. Em Minas Gerais, Atlético Mineiro e Cruzeiro devem duelar por mais um título local, já com a cabeça na Libertadores.
Acesse esta matéria na versão para blogs e sites
A competição começa neste sábado, com 12 equipes. Além de Atlético Mineiro, América e Cruzeiro, também disputam o estadual Tupi, Tombense, Boa Esporte, Guarani, Villa Nova, Patrocinense, Tupynambás, URT e Caldense.
O Atlético Mineiro é o maior vencedor da competição com 44 títulos, seguido pelo Cruzeiro, com 37. O dono do recorde de conquistas consecutivas, porém, é o América Mineiro, que foi decacampeão entre 1916 e 1925.
Atual campeão mineiro, o Cruzeiro chega confiante para levantar mais um caneco em 2019. Isso porque o clube celeste conquistou o hexacampeonato da Copa do Brasil no ano passado e disputa novamente o principal torneio das Américas nesta temporada.
Para a temporada deste ano, a Raposa tem uma baixa significativa para o setor ofensivo. Autor de gols nas finais do Campeonato Mineiro e da Copa do Brasil, o meia uruguaio De Arrascaeta forçou sua saída para o Flamengo, na maior negociação da história entre times brasileiros.
Como reposição, a Raposa deve trazer Rodriguinho e Marquinhos Gabriel, ex-jogadores do Corinthians. De bolso cheio, o Cruzeiro deve fazer ainda mais contratações para a temporada. Oficialmente, a Raposa anunciou apenas o lateral direito colombiano Luís Orejuela e o meio-campista Jadson, que veio do Fluminense.
Maior campeão de Minas Gerais, o Atlético Mineiro deve utilizar o estadual para testar o elenco e dar ritmo aos jogadores, já que disputa a fase preliminar da Libertadores a partir de 5 de fevereiro. De toda forma, o Galo quer desbancar o rival, que no ano passado foi campeão mineiro.
Para a temporada de 2019, o Atlético Mineiro trouxe reforços para a defesa, setor que deixou a desejar no ano passado. A diretoria acertou a volta do experiente zagueiro Réver, de 34 anos, capitão na conquista da Libertadores de 2013. Além dele, quem chega ao Galo é o também zagueiro Igor Rabello, revelação do Botafogo, e o lateral direito Guga, que vem do Avaí. O volante Jair, o meia Vinícius e o atacante Maicon Bolt também vão reforçar o clube atleticano. Rafael Papagaio, promessa da base do Palmeiras, também deve chegar por empréstimo.
Após ser rebaixado para a segunda divisão do Brasileiro, o América Mineiro quer vencer o estadual deste ano para reconquistar a confiança da torcida. Feito que conseguiu recentemente. Em 2016, o Mequinha eliminou o Cruzeiro na semifinal e, após derrotar o Atlético Mineiro nas finais, encerrou um jejum de 15 anos.
Para esta temporada, o Coelho vai ser comandado por Givanildo Oliveira, técnico conhecido como “Rei dos Acessos” e que foi campeão estadual em 2016. No ataque, uma das principais esperanças para o Coelho é Neto Berola, atacante importante no acesso do CSA para a elite do futebol brasileiro.
O campeonato será disputado no mesmo modelo de 2018. As 12 equipes se enfrentam na primeira fase e apenas oito times se classificam para as quartas de final, que ocorre no sistema mata-mata, com jogos de ida e volta, assim como semifinais e final.
O jogo que abre o campeonato será entre Cruzeiro e Guarani, neste sábado (19), às quatro e meia da tarde. Já o Galo enfrenta o Boa Esporte, enquanto o América Mineiro enfrenta a Caldense no domingo.
Reportagem, Mariana Fraga
PUBLICIDADE
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2025 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev
PUBLICIDADE