MINAS GERAIS: Rede Hemominas sofre com baixo estoque de sangue

Época de inverno traz doenças como a gripe, que impede doações de sangue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A rede Hemominas, que recebe coletas de sangue, faz transfusões e a manutenção de hemocomponentes, em Minas Gerais, está sofrendo com o baixo estoque de bolsas. Os principais motivos para a queda nas doações foram a epidemia de febre amarela e a época de inverno, que traz doenças como a gripe, segundo o diretor técnico do hemocentro de Belo Horizonte, Fernando Dasques.

 

TEC./SONORA: Fernando Dasques, diretor técnico do hemocentro de Belo Horizonte.

 

“Nós tivemos no começo do ano a epidemia de febre amarela que, por si só, já deu um pequeno aumento de demanda, ou seja, eu precisei usar mais sangue, usei mais alguns tipos específicos de hemocomponentes, e isso acabou desbalanceando o estoque que a gente tinha. Depois disso, houve uma série de feriados e esses feriados também acabaram por reduzir as nossas coletas durante esse período. E agora vem uma época que, tradicionalmente, a gente tem um número reduzido de doadores. Então esses três fatores em conjunto, eles deixaram o estoque da rede Hemominas em uma situação crítica.”

 

LOC.: A baixa quantidade de bolsas de sangue pode prejudicar pessoas como a dona de casa Gilmara Ramos, 34 anos, moradora do município de Luz, que tem anemia falciforme e já recebeu inúmeras transfusões. A última foi há 12 anos, mas por causa de sua condição, ela pode precisar de uma nova transfusão a qualquer momento. A doença impede que Gilmara trabalhe ou realize atividades pesadas.

 

TEC./SONORA: Gilmara Ramos, dona de casa.

 

“De grande importância, né, porque sem as transfusões eu acho que não estaria aqui. Acho não, com certeza eu não estaria aqui, né, porque, eu chegava ao ponto de desmaiar por causa da falta de sangue. E muitas vezes tinha que esperar aparecer um doador compatível, mas graças a Deus eu sempre consegui. E era sempre mais de uma bolsa de sangue. Então é uma importância muito grande. Às pessoas que doam, tenho só a agradecer.”

 

 LOC.: Para doar sangue é preciso pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, boa saúde e vontade de ajudar. Para menores de idade, entre 16 e 18 anos, é necessária autorização dos pais ou responsáveis. O Estado de Minas Gerais possui, além do Hemocentro de Belo Horizonte, outras 21 unidades de coleta de sangue onde é possível a pessoa fazer a doação. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.