MINAS GERAIS: População do Vale do Rio Doce deve se prevenir contra febre amarela

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O Vale do Rio Doce, uma das doze mesorregiões do estado de Minas Gerais, abrange o Parque Estadual do Rio Doce, maior área contínua de preservação de Mata Atlântica de todo o estado. A área engloba sete microrregiões: Aimorés, Caratinga, Governador Valadares, Guanhães, Ipatinga, Mantena e Peçanha, além da Região Metropolitana do Vale do Aço. Ao todo, 102 municípios compõem a área. Mais de um milhão e meio de pessoas moram nessas localidades. Importantes rodovias cortam a região, como a BR116 e a BR381, além da Estrada de Ferro Vitória-Minas. A área concentra um grande número de atividades como prestação de serviços, siderurgia, metalurgia, agropecuária e celulose. Portanto, muita gente circula no Vale do Rio Doce. E como as cidades são rodeadas por mata e montanhas, ambiente perfeito para abrigar o mosquito transmissor da febre amarela silvestre, essas pessoas estão sujeitas a ficarem doentes. Por isso, a população deve ficar atenta às orientações das secretarias municipais de Saúde sobre a vacina contra a doença. Em Ipatinga, por exemplo, a gerente da Vigilância Epidemiológica, Tatiana Franca, afirma que, no município, mais de 110 mil pessoas já estão imunizadas. Ela explica que a conscientização para tomar a vacina continua principalmente na zona rural.

TEC./SONORA: Tatiana Franca, gerente da Vigilância Epidemiológica.

“Estamos intensificando as ações na Zona Rural. Nas casas que são próximas à mata, próximas a córregos. Fazendo busca ativa a essas pessoas que são público alvo para vacinação.”

LOC.: Em Governador Valadares, a secretaria de Saúde do município registrou 13 notificações de casos de febre amarela. Dois deles foram descartados e os outros 11 estão em investigação. O chaveiro Antônio Gomes, de 39 anos mora no bairro Caravelas. Ele trabalha no Centro da cidade. Antônio conta que tomou a vacina porque sabia que era a melhor forma de se prevenir da febre amarela.

TEC./SONORA: Antônio Gomes, chaveiro.

“É mais por causa do surto mesmo. Há muito tempo eu são sabia onde estava meu cartão. Não sabia há quanto tempo eu tinha tomado a vacina. Então acabei tomando.”

LOC.: Segundo dados da secretaria de saúde mineira, até o início de março, Minas Gerais já notificou mais de mil e oitenta casos de febre amarela. Destes, mais de 280  foram confirmados. Quem ainda não tomou a vacina, é só procurar o medicamento em alguma unidade de saúde do município. O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, garante que o estoque de vacina dá para atender toda a população.

TEC./SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde.

“A população deve procurar os postos de vacinação. As vacinas já estão disponíveis e nós esperamos contar com a mobilização da população. A situação é de alerta, está sobre controle, temos a vacinas para distribuir, temos as equipes treinadas. A população pode ficar tranquila porque ela tem estrutura para ser atendida nesse momento.”

LOC.: O Ministério da Saúde explica que os sintomas iniciais da febre amarela incluem febre repentina, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia, que é a coloração amarelada da pele e do branco dos olhos, hemorragia e, eventualmente, choque e alguns órgãos deixam de funcionar normalmente. Para saber mais dobre o assunto, acesse: www.saude.gov.br. 

 

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.