MINAS GERAIS (MG): Casos de Chikungunya aumentam no estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: A Chikungunya preocupa as autoridades de saúde de Minas Gerais. A doença se alastrou pelos 126 municípios mineiros. Somente na última semana de março, mais de mil novas notificações da doença foram registradas, chegando à marca de 4.852 pacientes com provável contaminação. A Chikungunya é transmitida pelo mesmo mosquito causador da Dengue e da Zika. Entre os principais sintomas, a Chikungunya pode levar a problemas nas articulações, como explica consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Kleber Luz.

TEC/SONORA: Kleber Luz, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia.

“Ela se caracteriza por uma febre alta, pode também ter manchas que causam coceiras no corpo, os olhos podem ficar avermelhados, dor de cabeça, pode haver náuseas, vômito, mas o que marca a doença é a capacidade de comprometer as juntas. Então, as articulações como da coluna e dos punhos, joelho, tornozelo, podem ficar muito inchadas e uma dor incapacitante.”

LOC: Vitima da doença, a balconista Bibiane da Silva, de 25 anos, que trabalha na Drogaria Status, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, conta que tem tomado todos os cuidados para evitar a proliferação do mosquito que transmite a doença.

TEC/SONORA: Bibiane da Silva, balconista.

“Eu, particularmente, me preocupo bastante. Todas as lixeiras lá de casa têm tampa, garrafas pet, sempre que desocupa, também já tampo, Não descarto sem tampa, latinha também. Planta lá em casa, quando molha, já escorre o pratinho, já vai embora. É uma situação complicada, porque, se eu deixo de cuidar, prejudico a mim e aos meus vizinhos.”

 

LOC: A grande preocupação das autoridades, no momento, é com as cidades do Leste de Minas, como Governador Valadares, que lidera o número de notificações da doença, com 3.074 casos. Em seguida vem Teófilo Otoni, com 651, Conselheiro Pena, 308, Aimorés, 174 e Medina, 106 casos.

Para saber mais sobre o mosquito e as doenças que ele transmite, acesse: saude.gov.br/combateaedes Ministério da Saúde, Governo Federal.


 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.