MINAS GERAIS (MG): Campanha de enfrentamento ao mosquito da Dengue estadual foca na mobilização

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Para conter a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, do Zika e da Chikungunya, o governo de Minas Gerais lançou, neste mês, uma campanha com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos que um simples mosquito pode trazer a saúde.
A iniciativa do governo de Minas visa impedir reprodução do mosquito, por meio da ação da ação direta do cidadão.

O subsecretario de Vigilância e Proteção à Saúde de Minas Gerais, Rodrigo Sérgio, explica que com o envolvimento de toda a sociedade, a luta contra esse mosquito tão perigoso será fortalecida.

TEC/SONORA: Subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde, Rodrigo Said

“A gente está diante de um cenário muito complicado, não existe solução fácil. Não existe nenhum local neste planeta que conseguiu combater efetivamente esse mosquito. Então, é um envolvimento de toda a comunidade com o poder público para apoiar no desenvolvimento das ações. E nós estaremos fazendo esse monitoramento mais próximo junto com todos esses municípios.”

LOC: 
Durante o mês de dezembro, a campanha circula em rádios de todo o estado e ainda em jornais impressos. Ao todo, um montante de 37 milhões de reais será repassado a administrações municipais, especialmente as que estão em situação de risco, como Governador Valadares, Bambuí, Bom Despacho, Aimorés, Mutum, Paracatu e Novo Cruzeiro. 

Neste ano, segundo a secretária estadual de saúde, Minas Gerais registrou quase quinhentos e vinte seis mil notificações de casos de Dengue. Essa é a pior epidemia da doença, no estado, em cinco anos.

Os números atuais são quase três vezes maiores do que os registrados em 2015, quando foram notificados pouco mais de 192 mil casos. Até o momento a doença já vitimou 247 pessoas em todo o estado. Saiba mais no site, saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.