MINAS GERAIS: Mais de 80 mortes confirmadas por febre amarela no estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Oitenta e quatro pessoas já morreram este ano em Minas, vítimas da febre amarela, e esse número pode aumentar porque outras 92 mortes estão sendo investigadas, de um total de 176 notificações. Por causa do surto que está atingindo parte do estado desde janeiro, mais de cinco milhões de doses da vacina contra a doença foram disponibilizadas. Desse total, mais de dois milhões de doses foram enviados para Coronel Fabriciano, Diamantina, Governador Valadares, Manhumirim e Teófilo Otoni e cidades próximas a esses municípios, que são as regiões as mais afetadas pela doença. De acordo com a secretaria estadual de Saúde, além da vacinação, novos médicos e vacinadores estão sendo contratados para ajudar a aplicar as doses. O subsecretário de Vigilância e Atenção à Saúde do estado, Rodrigo Said, informa que o objetivo é impedir que a febre amarela chegue à zona urbana dessas cidades.
 
TEC./SONORA: Rodrigo Said, subsecretário de Vigilância e Atenção à Saúde do estado.
“Além disso, a gente trabalhou com as ações de controle vetorial nas áreas rurais, focados na borrifação intradomiciliar. E na área urbana, a gente fez um corredor para diminuir a densidade do Aedes aegypti, para evitar a ocorrência de um ciclo urbano da doença.”
 
LOC.: Mais de três milhões de pessoas foram vacinadas desde janeiro em todo o estado. Sendo que nas regiões mais afetadas, no Leste de Minas, foram quase um milhão e meio de doses aplicadas. Na zona rural, segundo Rodrigo Saúde, as equipes de saúde estão indo atrás dos moradores para dar a vacina.
 
TEC./SONORA: Rodrigo Said, subsecretário de vigilância e atenção à saúde do estado.
“Estamos apoiando os municípios para garantir a vacinação dessas áreas do surto, na região rural, a vacinação casa a casa. Então a pessoa não está procurando o centro de saúde, a equipe de saúde está indo até o domicílio para garantir a vacinação.”
 
LOC.: Fique atendo aos sintomas da febre amarela: febre alta que começa de repente, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. Na forma mais grave da doença, os rins e o fígado não funcionam direito, os olhos e a pele ficam amarelados, a pessoa tem hemorragia e fica muito cansada. Verifique o seu cartão de vacina. Se não tiver mais o cartão, vá ao posto de saúde onde você se vacina e tente recuperar seu histórico. Se não conseguir, tome a vacina. Para mais informações, acesse www.saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.