MINAS GERAIS: Aplicação da vacina contra febre amarela em moradores das áreas rurais é prioridade, segundo secretaria de Saúde

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
 
REPÓRTER: Minas Gerais está em alerta com os casos recorrentes de febre amarela silvestre. A doença é transmitida em áreas rurais pelo mosquito Haemagogus, por isto o cuidado deve ser ainda maior com as famílias que moram no Campo e, têm pouco acesso ao meio urbano.
 
 A secretaria de Saúde do estado informou que a aplicação da vacina nas zonas rurais é prioridade. A diretora de Vigilância Epidemiológica, Janaína Almeida, explica como é o processo de vacinação as famílias que moram no campo. 
 
SONORA: Diretora de vigilância epidemiológica, Janaína Almeida
 
''A gente faz a vacinação da zona rural casa a casa, ou seja, as equipes de saúde, as equipes de atenção primária, os  vacinadores, eles vão em todas as casas das pessoas da zona rural, avaliam o cartão de vacinação e diante da avaliação do cartão de avaliação a dose é aplicada, então a zona rural é a prioridade do município''. 
 
REPÓRTER: Os moradores rurais recebem em casa a visita de alguns funcionários encarregados de aplicar a vacina.
 
De acordo com a diretora de vigilância epidemiológica, Janaína Almeida, mesmo em municípios aonde a equipe de funcionários é menor, o esforço da saúde é ainda maior e ninguém fica sem receber a dose da vacina. 
 
A gestora explica melhor quem são os encarregados de aplicar a vacina nessas zonas mais afastadas.
 
SONORA: Diretora de vigilância epidemiológica, Janaína Almeida
 
''Os funcionários muitas vezes do próprio município, funcionários  do PASEP, das equipes de saúde da família que o gestor desloca para esta ação. Em municípios onde essa equipe era pequena não teria como sanar necessidade, nós liberamos vacinadores de outros locais, fizemos toda uma força tarefa para fazer com que as equipes de vacinação chegassem em todas as zonas rurais dos municípios de risco''.
 
REPÓRTER: O estado de Minas Gerais já recebeu aproximadamente 3 milhões e 500 mil doses da vacina de febre amarela. Essas doses já foram distribuídas em 167 municípios do estado nos quais recebem uma intensificação vacinal.
 
A diretora de vigilância epidemiológica, Janaína Almeida, explica quantas doses devem ser aplicadas para uma proteção completa ao longo da vida.
 
SONORA: Diretora de vigilância epidemiológica, Janaína Almeida
 
''Cada pessoa deve ter pelo menos duas doses ao longo da vida, isto é considerado o imunizado, vacinado''.
 
REPÓRTER: Até agora, em Minas Gerais, foram notificados 862 casos de Febre Amarela. Desse total, 54 foram descartados e 167 confirmados. Para obter mais informações, basta acessar o site: saude.mg.gov.br.
 
 
Reportagem, Tayssa Bryto
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.