MIGUEL ALVES (PI): Somente 141 meninas foram imunizadas contra vírus HPV. Ministério da Saúde pretende imunizar 75% das jovens

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Somente 12 por cento das meninas de 11 a 13 anos do município de Miguel Alves, no Piauí, tomaram a segunda dose da vacina contra o vírus HPV. A imunização é importante para prevenir as adolescentes do câncer do colo de útero, que é o terceiro tipo que mais mata no Brasil. Segundo o ministério da Saúde, devem ocorrer cerca de 400 novos casos de câncer do colo de útero neste ano no estado do Piauí. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, alerta as famílias para a taxa de mortalidade por câncer de colo de útero e afirma que a geração que está sendo vacinada pode ficar livre de mortes pela doença.
 
SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
 “As famílias devem lembrar que em 2014, assim como em 2015, apesar de todos os avanços que nós tivemos no Sistema Único de Saúde na redução da mortalidade do câncer de colo de útero, 14 mulheres morrem a cada dia em nosso país de câncer de colo de útero. Essa geração que está sendo vacinada contra o HPV, combinando a vacina contra o HPV com o exame Papa Nicolau a partir dos 25 anos, pode ser a primeira geração livre de mortes por câncer de colo de útero”.
 
REPÓRTER: As adolescentes que tomaram a primeira dose e já completaram 14 anos devem tomar as outras duas para garantir a imunização. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica o porque é necessário receber as três doses da vacina contra o HPV.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde – Cláudio Maierovitch
 
“É importantíssimo que as meninas tomem o esquema completo, com três doses, porque esse é o esquema que garantirá uma imunidade capaz de protegê-las contra o câncer de colo de útero. E o câncer de colo de útero, como a maioria dos cânceres, é uma doença grave.”
 
REPÓRTER: A segunda dose da vacina contra o vírus HPV está disponível gratuitamente em todos os postos de saúde do Brasil. Ela é segura e previne contra o câncer do colo de útero. O atendimento as jovens de 11 a 13 anos pode ser feito em uma das unidades de saúde do município de Miguel Alves de segunda a sexta-feira, de oito da manhã às cinco da tarde.
 
Reportagem, Pedro Paulo Borges

Receba nossos conteúdos em primeira mão.