MICRORREGIÃO CARACARAÍ (RR): Municípios não conseguem sair de situação de alerta por infestação de mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Dos três municípios que formam a microrregião de Caracaraí, dois estão em situação de alerta de infestação pelo mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, segundo levantamento realizado pelo Ministério da Saúde. De acordo com o documento, os municípios de Caracaraí e Mucajaí estão com o mesmo quadro desde 2013. Já o município de Iracema não participou do levantamento. Para a gerente de combate à febre amarela e Dengue do estado, Ana Paula de Oliveira, o momento agora é de aproveitar as mudanças pós-eleições nos municípios para intensificar os trabalhos com as novas equipes.

TEC/SONORA: Ana Paula de Oliveira, gerente de combate à febre amarela e Dengue

“A gente vai passar por uma reorganização porque nos 14 municípios do interior houve troca de gestão. A gente vai passar por muitas trocas de gerentes de endemias, então para o ano que vem já está prevista uma capacitação desses gerentes. E verificar, porque quando vamos in loco, a gente tem um relatório e verifica algumas situações, mas quando os trazemos para discutir, eles trazem outras situações que não identificamos no momento.”


LOC: Segundo a gerente, uma das dificuldades enfrentadas pelos municípios é com relação ao armazenamento de água realizado pelos moradores. Ela afirma que, por conta do alto número de casos em cidades que realizam esse armazenamento, como Caracaraí, essa estratégia precisa ser discutida e repensada, já que a maioria dos focos encontrados nesses municípios estão nos reservatórios de água.

TEC/SONORA: Ana Paula de Oliveira, gerente de combate à febre amarela e Dengue

“A gente viu que a população no início se sensibilizou mais, mas com o passar do tempo, é como se fossem esquecendo. E aí a dificuldade: a pessoa não vai deixar de juntar água, que precisa para sua família, e você não tem abastecimento regular, e a pessoa precisa de água para tudo. Então, existem certas coisas que precisam ser melhor discutidas.”


LOC: A população de Caracaraí e Mucajaí precisa entrar fundo na luta contra a proliferação do mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya. O cuidado precisa ser tomado, principalmente quando for armazenar água para uso posterior. Verifique sua cisterna e sua caixa d’água, e não deixe uma fresta para o mosquito entrar e se reproduzir. Quer ver mais dicas de como evitar que o mosquito se reproduza na sua residência? Acesse saude.gov.br/combateaedes e saiba como transformar sua casa mais segura.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.