MICROCEFALIA: Plano de enfrentamento à doença vai intensificar combate ao mosquito da dengue e envolve suporte a gestantes e bebês

A ação é dividida em três: a mobilização e o combate ao mosquito aedes aegypti, o atendimento às pessoas, e o desenvolvimento de tecnologias e pesquisas sobre o zika vírus

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Para tentar reduzir o número de casos de microcefalia no país, o governo federal lançou, no último sábado, um plano de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue e chikungunya, além do zika vírus, que está relacionado aos casos de microcefalia em 16 estados brasileiros. A medida foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff em Pernambuco, estado que tem o maior número de casos de microcefalia.
A ação é dividida em três: a mobilização e o combate ao mosquito aedes aegypti, o atendimento às pessoas, e o desenvolvimento de tecnologias e pesquisas sobre o zika vírus. A presidente Dilma Rousseff afirma que as ações serão coordenadas pelo Ministério da Saúde e vão contar a ajuda das Forças Armadas.
 
SONORA: Dilma Rousseff, Presidente da República
“A nossa principal preocupação é que isso pode caracterizar uma doença que tem, está tendo dimensão nacional. É uma questão de grande atenção. E nós estamos dando início aqui em Pernambuco a uma campanha que tem de articular. O governo federal, com as Forças Armadas, com a nossa Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária, liderados pelo Ministério da Saúde, nós articularmos uma força federal de ataque ao zika.”

REPÓRTER: O número de casos suspeitos de microcefalia, em todo o país, subiu para mais de mil e duzentos. Ao todo, três pessoas morreram vitimas da doença.
De acordo com a presidente Dilma, a principal preocupação do governo é com a proliferação do mosquito aedes aegypti, principalmente nas épocas de temperaturas elevadas.
 
SONORA: Dilma Rousseff, Presidente da República
 
“O combate é contra a reprodução do mosquito, nós temos de impedir a água parada porque ele precisa da água parada e da temperatura elevada. Em clima frio ele não se reproduz. Nós todos brasileiros e brasileiras, nós vamos enfrentar uma grande luta contra o mosquito aedes aegypti.”

 

REPÓRTER: A presidente apontou ainda, a necessidade de informar as pessoas sobre os riscos que o vírus zika pode causar. Dilma, também informou que uma reunião para tratar da questão e articular medidas nacionais está marcada para esta terça-feira, dia 8, com todos os governadores e as associações de prefeitos. O encontro vai acontecer em Brasília.

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.