MICROCEFALIA: Municípios de São Paulo realizam testes rápidos de gravidez

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O estado de São Paulo recebeu um milhão de reais do Ministério da Saúde, no início deste mês, para investir na realização de testes rápidos de gravidez. No total, o Ministério repassou quatro milhões e oitocentos mil reais aos estados. O objetivo é confirmar a gravidez para que o desenvolvimento do feto seja acompanhado pelos profissionais de saúde. A prevenção é em decorrência dos casos de microcefalia pelo vírus Zika. A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo registrou 46 casos de microcefalia. Desses, dezenove não apresentaram a presença do vírus. Outros seis casos estão ligados ao zika e vinte e um casos são investigados. O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, explica a importância de as mulheres confirmarem a gravidez nos primeiros dias de gestação.

SONORA: Secretário de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame

 

Isso favorece o desenvolvimento da gestação, o cuidado da gestante durante esse período. E, agora, em tempos de zika, cria uma condição a mais de proteção para a mulher. Sabendo que está grávida ela vai tomar as medidas e precauções o m ai rápido porssível, usando roupas cumpridas, calça cumprida, sapato fechado. Enfim, se proteger do mosquito”.

REPÓRTER: Também serão oferecidos testes rápidos de HIV e sífilis à mulher e ao parceiro dela. Mulheres de todas as idades que apresentem atraso menstrual igual ou superior a sete dias podem fazer o teste em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde do país. A ideia é que os profissionais de saúde acompanhem a gravidez desde os primeiros dias de gestação. E que por meio do pré-natal, orientem sobre o planejamento familiar, identifiquem gestações de risco e doenças sexualmente transmissíveis. No último dia dezesseis, o Governo Federal já havia liberado dez milhões e novecentos mil reais para os estados com o objetivo de acelerar a conclusão dos exames para detectar o vírus zika no feto. O ministro da Saúde, Marcelo Castro destacou a importância do investimento.

 

SONORA: ministro da Saúde, Marcelo Castro 

“A gente vai facilitar e estimular que os casos de microcefalia notificados suspeitos possam ser submetidos de uma maneira mais célere aos exames necessários para serem confirmados como crianças microcefálicas ou como crianças normais. Em síntese, essa é a finalidade”.

REPÓRTER: O vírus zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que também provoca dengue, e febre chikungunya. Para acompanhar o controle do mosquito e ações de combate, acesse combateaedes.saude.gov.br

Reportagem, Ana Paula Oliveira.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.