MERCÊS (MG) Meninas de 11 a 13 anos precisam tomar a vacina contra o HPV, município ainda não atingiu a meta de imunização

Meninas de 11 a 13 anos precisam tomar a segunda dose da vacina contra o HPV, vírus que causa do câncer do colo do útero. A cidade de Mercês está com 63 por cento das adolescentes vacinadas e precisa atingir o número 75 por cento, meta estabelecida pelo ministério da Saúde. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Meninas de 11 a 13 anos precisam tomar a segunda dose da vacina contra o HPV, vírus que causa do câncer do colo do útero. A cidade de Mercês está com 63 por cento das adolescentes vacinadas e precisa atingir o número 75 por cento, meta estabelecida pelo ministério da Saúde. O tratamento é seguro e não há contraindicação. O coordenador de atenção primária do município de Mercês, Valter Campos, diz que a doença tem feito muitas vítimas no município e faz alerta os pais a não deixarem as filhas abandonarem o tratamento.

SONORA: Valter Campos, coordenador
 
“Uma doença que tem deixado crianças órfãos de mães, hoje, a pessoa fez o diagnóstico de câncer, dependendo da fase que tiver a pessoa no mínimo cinco anos de vida, então, uma menina hoje que está com 13 anos se a mãe dele tiver câncer  quando ela tiver 18 anos ela vai ficar órfã, a mãe dela vai ter câncer e vai acabar falecendo por causa do câncer, né? E a menina não, ela vai conseguir se prevenir, de câncer de colo de útero ela não vai ter problema.”
 
REPÓRTER: A meta do ministério da Saúde para segunda fase da campanha é vacinar cerca de cinco milhões de adolescentes entre 11 e 13 anos em todo país. A partir de janeiro de 2015, as meninas com nove anos também devem ser vacinadas contra o HPV. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica porque é importante vacinar as meninas tão novas.  
 
SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“Essa geração que está sendo vacinada contra o HPV, combinando a vacina contra o HPV com o exame Papanicolau a partir dos 25 anos, pode ser a primeira geração livre de morte por câncer de colo do útero. Por isso as famílias não podem perder essa oportunidade, e não devem dar ouvidos a boatos de redes sociais a boatos que não tem nem comprovação no Brasil ou em qualquer lugar do mundo..”
 
REPÓRTER: A vacina contra o HPV é feito em três etapas: a segunda dose é aplicada seis meses após primeira, e a terceira, cinco anos após primeira vacina. O calendário com os intervalos deve ser obedecido. A imunização pode ser feita na unidade de saúde da Rua Carangola, número 134, no centro de Mercês. A adolescente deve levar o cartão de vacina. Os postos de saúde dos municípios de Rio Pomba, Aracitaba, Tabuleiro e Paiva, locais próximos a Mercês, também estão aplicando a vacina contra o HPV.
 
Reportagem, Rodrigo Santos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.