MEIO AMBIENTE: Destino correto ao lixo eletrônico

O projeto Descarte Consciente do TJPA atende a Resolução nº 201/2015, do Conselho Nacional de Justiça. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio –

REPÓRTER: O Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) firmou na última terça-feira, 7, parceria com o Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente para dar destino aos resíduos eletrônicos recolhidos pelo Judiciário no Projeto Descarte Consciente. A parceria foi firmada durante reunião com a presidente do instituto, Ana Maria Luz, no edifício-sede do TJPA. Recentemente, o Instituto GEA capacitou três cooperativas em Belém, que ficaram aptas ao recebimento de lixo eletrônico. Após a capacitação, sabendo que o Tribunal já desenvolve ações de coleta seletiva, o Instituto buscou a parceria com o TJPA. Segundo a diretora do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Pará, Evelise Rodrigues, existe o compromisso do Poder Judiciário no exercício da cidadania e de preservação ao meio ambiente.
 
SONORA: Diretora do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Pará, Evelise Rodrigues.
 
“Disponibiliza a possibilidade de um resíduo que não serve mais para nós e que pode ser reutilizado e que durante o tempo de cumprimento da sua medida socioeducativa aprendem uma atividade. Então esse é o maior papel, a gente poder ingressar essas pessoas no mercado de trabalho, com uma ação que favorece a coletividade”.
 
REPÓRTER: O Instituto GEA desenvolve o Projeto Lixo Eletroeletrônico e Responsabilidade Socioambiental, selecionado pela CAIXA, por meio do Fundo Socioambiental (FSA), para profissionalização de cooperativas de catadores em 11 cidades do Brasil, dentre elas, a capital paraense, para coletar, processar e dar o tratamento adequado ao lixo eletrônico.  As cooperativas conveniadas ao Instituto GEA irão dar um destino responsável a todo o lixo eletrônico do TJPA. O projeto Descarte Consciente do TJPA atende a Resolução nº 201/2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina no indicador Gestão de Resíduos, a destinação de resíduos de informática à reciclagem.
 
Com a colaboração de Thamyres Nicolau, reportagem, Storni Jr. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.