MEDICAMENTOS: Novo cálculo de reajuste anual vai diminuir aumento no preço dos remédios

Um novo cálculo para o reajuste anual de preços de remédios foi anunciado nesta sexta-feira pelo Ministério da Saúde. Na prática, isso significa que o valor dos medicamentos vai ter um aumento menor, beneficiando o bolso dos consumidores

 

SalvarSalvar imagem

ÚLTIMAS SOBRE SAÚDE


 

Tempo de áudio:

REPÓRTER: Um novo cálculo para o reajuste anual de preços de remédios foi anunciado nesta sexta-feira pelo Ministério da Saúde. Na prática, isso significa que o valor dos medicamentos vai ter um aumento menor, beneficiando o bolso dos consumidores. De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, o novo cálculo é mais simples, justo e transparente para empresas e consumidores.

SONORA: secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde – Jarbas Barbosa

“Passa a ter mais racionalidade. Nas escolhas que foram feitas buscaram dar maior racionalidade na constituição da fórmula. Transparência. De todos saberem exatamente o que é que vai ser e como é calculado. Vai ser publicado, também, além da resolução, um anexo contando toda a metodologia, de maneira que fique fácil para quem quiser. Estudiosos do setor, economistas que trabalham com isso, pessoas, empresas, associação de consumidores, ou seja, todo mundo saiba exatamente como é calculado”.

REPÓRTER: O ministro da Saúde, Arthur Chioro, explica que a nova fórmula de cálculo do reajuste de preços dos medicamentos vai gerar economia não só para o consumidor, mas também para os gestores do Sistema Único de Saúde.

SONORA: ministro da Saúde – Arhur Chioro

“As medidas que estão sendo tomadas, elas vão resultar, sem dúvida nenhuma, num desembolso menor na compra de medicamentos se se adotasse a metodologia até então vigente. Eu acho que essa alteração nos instrumentos para cálculo dos preços dos medicamentos vai garantir não só a transparência, adequação de concorrência e isso tudo tem um impacto significativo numa nova metodologia que dê ao consumidor – e aí o consumidor, tanto o consumidor individual, quanto o consumidor pensando o Estado, o Sistema Único de Saúde, aqueles que são os provedores do Sistema de Saúde - um desembolso menor na compra de medicamentos”.

REPÓRTER: O percentual de reajuste vai ser divulgado pela CMED, Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, sempre no dia 31 de março de cada ano. São consideradas para o cálculo do ajuste anual a inflação do período, a produtividade da indústria, a variação de custos e a concorrência dentro do setor farmacêutico. Para saber mais acesse o site do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br.

Reportagem, Fábio Ruas

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.