MEDIAÇÃO: Bairro recebeu ação social de assistência jurídica

No último dia 25, sábado ocorreu no bairro Jurunas em Belém, uma ação social de assistência jurídica.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O mecânico Ricardo Moraes procurou a justiça pra tentar resolver pacificamente problemas com clientes inadimplentes, ele esteve no Centro de Solução de Conflitos e Cidadania, o Cejusc, onde conseguiu marcar uma reunião de conciliação.

SONORA: Mecânico Ricardo Moraes.
 
“Estamos assim confiantes, fomos muito bem atendidos, rapidamente e já marcamos uma reunião de conciliação, esperamos que de tudo certo dessa vez”
 
REPÓRTER:  No último dia 25, sábado ocorreu no bairro Jurunas em Belém, uma ação social de assistência jurídica. O evento foi promovido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania, Cejusc, e Faculdade Metropolitana da Amazônia, Famaz. O objetivo da ação foi implementar a garantia efetiva dos direitos do cidadão em diversas áreas, como direito de família, direito do consumidor, entre outras. A coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Faculdade Metropolitana da Amazônia, Famaz, juíza Ana Patrícia Alves ressalta os benefícios da conciliação.
 
SONORA:  Juíza Ana Patrícia Alves.
 
“O Cejusc tem a função de tentar a pacificação social através da resolução do conflito, ela vem na intenção de tratar do conflito antes de que ele se torne um processo. Ou seja, todos os cidadãos de Belém que tenham um conflito, que queiram passar pelo processo de mediação, que queiram tentar um acordo extraprocessual, eles podem procurar o Cejusc”.
 
REPÓRTER: Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania atuam em prol da mediação e conciliação de conflitos. É um serviço totalmente gratuito e todos podem procurar durante todo o ano, destaca a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, o Nupemec, do Tribunal de Justiça do Pará, desembargadora Dahil Paraense,
 
SONORA: Desembargadora Dahil Paraense.
 
É um serviço célere, democrático e totalmente grátis. Qualquer pessoa, qualquer cidadão com qualquer pendência pode procurar o Cejusc durante todo o ano”.
 
REPÓRTER: A ação que ocorreu no Bairro do Jurunas, em Belém, atende a resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no Poder Judiciário e visa diminuir o número de processos em tramitação. 
 
Reportagem, Storni Jr.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.