MEDEIROS NETO (BA): Município recebe do governo federal reforço da vacina contra febre amarela

Pela proximidade com o Leste de Minas Gerais, onde ocorre surto da doença, o município recebeu do governo federal 5.400 doses extras da vacina. Mas não é todo mundo que pode tomar a vacina.

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A Bahia continua em estado de alerta para a febre amarela. Não há nenhum caso confirmado, mas nove casos e um óbito estão sendo investigados. Para criar um bloqueio da doença no estado, alguns municípios que fazem parte da chamada área de vigilância permanente estão recebendo reforço da vacina. Um deles é Medeiros Neto. Pela proximidade com o Leste de Minas Gerais, onde ocorre surto da doença, o município recebeu do governo federal 5.400 doses extras da vacina. Mas não é todo mundo que pode tomar a vacina. Segundo o Ministério da Saúde, a imunização é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Em situações de emergência epidemiológica, surtos, epidemias ou viagem para área de risco, o médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação para estes grupos, levando em conta o risco de eventos adversos. Dona Jaci Sousa, de 67 anos, mora no centro da cidade e ficou sabendo na Unidade de Saúde Básica que não podia se vacinar por que está no grupo de contraindicações. Ela conta o porquê.
 
TEC./SONORA: Dona Jaci Sousa, professora e farmacêutica.
“Eles informaram que a pessoa após os 60 não precisa tomar. Não é conveniente, alegaram que pode trazer efeitos colaterais e também a questão que eu fui vacinada em 2008. Eu ainda não tenho 10 anos.”
 
LOC.: Paraa superintendente de Vigilância em Saúde de Porto Seguro, município polo da microrregião, Larissa Altoé, é muito importante vacinar aquelas pessoas que ainda não tomaram as doses da vacina..
 
TEC./SONORA: Larissa Altoé, superintendente de vigilância em saúde.
 
“A gente precisa sim buscar imunização daquelas pessoas que não estão vacinadas. Então, que as pessoas procurem o cartão de vacinas, verifiquem em casa, procurem as unidades de saúde. Procurem ver se tem vacina em atraso, a febre amarela com duas doses o paciente está imunizado para o resto da vida, o intervalo é de 10 anos. Se o adulto não tomou ele vai tomar uma dose e reforço é só com 10 anos. Então, ele precisa conferir isso no cartão e qualquer dúvida procurar uma unidade de saúde.”
 

LOC.: O Ministério da Saúde recomenda a quem perdeu o cartão de vacinas que procure o serviço de saúde que costuma frequentar para tentar resgatar o histórico. Se não conseguir, é bom tomar a vacina. Para mais informações acesse o site do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.