REPÓRTER: A Polícia Federal apreendeu quase meia tonelada de agrotóxicos contrabandeado em Sorriso, Mato Grosso. A ação da PF foi dividida em duas partes. Na primeira, um comerciante foi preso com 100 quilos de defensivos contrabandeados da China e Bolívia e, 250 mil reais. Em outra frente, os policiais cumpriram mandato de busca com apreensão de 350 quilos de agrotóxicos contrabandeados da China, Uruguai e Paraguai. Segundo os delegados de Polícia Federal, os produtos entraram no país de forma irregular e não têm registros no ministério da Agricultura, Anvisa e IBAMA. O comerciante preso pagou fiança e vai responder por crime de contrabando em liberdade. A ação da PF demonstra a importância da atuação dos policiais no Mato Grosso, que estão trabalhando com recursos limitados. Para a polícia continuar a combater o crime no estado, ela precisa de investimentos em estrutura, treinamento de agentes e delegados, por exemplo. Porém, isso não está ocorrendo como explica o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Carlos Eduardo Sobral.
SONORA: Carlos Eduardo Sobral, presidente da ADPF
“O que nos temos nos últimos anos é uma queda de investimento na Polícia Federal, uma queda no nosso fortalecimento, no nosso crescimento. A gente vem encolhendo ao longo dos anos. Começamos em dezembro esse movimento. Estamos preparando um estudo para demonstrar que a Polícia Federal nos últimos cinco anos não cresce, enquanto outras instituições como Justiça Federal, Defensoria Publica da União, Ministério Publico Federal cresceram a Polícia Federal encolheu.”
REPÓRTER: No Mato-Grosso, os delegados de Polícia Federal estão em campanha pela aprovação no Congresso Nacional do projeto de Emenda Constitucional, a PEC 412, que prevê a autonomia administrativa e orçamentária da corporação. A campanha pela aprovação da PEC 412 já reuniu cerca de 400 mil assinaturas da população de todo país. Para o presidente da ADPF, Carlos Eduardo Sobral, a população reconhece a necessidade da polícia em conquistar a autonomia, principalmente, para impedir que as ações da corporação sofram interferências políticas.
SONORA: Carlos Eduardo Sobral, presidente da ADPF
“O que demonstra o apoio da população brasileira à autonomia da Polícia Federal, reconhecendo momento de graves riscos à autonomia e ao funcionamento pleno da Polícia Federal livre de qualquer interferência política. Nós precisamos aprovar a PEC com urgência para que a polícia continue trabalhando contra o crime e combatendo a corrupção da forma que vem fazendo.”
REPÓRTER: Uma carta do povo brasileiro em favor da aprovação da PEC 412 está sendo assinada pela população na internet. A meta dos delegados é colher dois milhões de assinaturas. O documento está disponível no endereço adpf.org.br
Reportagem, Cristiano Carlos