MATO GROSSO: Número de notificações de Dengue, vírus Zika e Chikungunya ultrapassam 52 mil no estado

São mais de 335 casos suspeitos de microcefalia no estado em 2016

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC1: Números que passam de 52 mil e 700 casos suspeitos. Esta é a situação do Mato Grosso quando se trata de Dengue, febre Chikungunya e vírus Zika. Ao todo, são mais de 26 mil casos notificados de Dengue, 24 mil de Zika e mais de mil e 400 de Chikungunya. De Microcefalia, doença associada ao vírus Zika, são 335 casos suspeitos, 48 confirmados e 131 sob investigação. Esses números diminuíram ao longo de 2016, mas podem aumentar ainda mais até o fim do ano. E isso preocupa a coordenadora de vigilância em saúde ambiental do estado Ludmila Sofia de Souza.
 
SONORA: Ludmila Sofia de Souza, coordenadora de vigilância em saúde ambiental MT
 
“A gente sabe que começou a chover, Mato Grosso, como outros estados, a gente sabe que durante o período de verão a gente tem chuva e a ascensão da curva epidêmica tende a aumentar. Aqui não é diferente.” 
 
LOC: Entre os municípios com maior quantidade de casos suspeitos de Dengue, vírus Zika e Chikungunya estão Cuiabá e Sinop. Mas, como se sabe, os mosquitos não ligam para divisas. Larissa Nascimento, 27 anos, é estudante e mora no município de Sorriso, próximo a Sinop. Ela teve Dengue há cerca de três anos e conta como foi.
 
SONORA: Larissa Nascimento - estudante
“Muita febre, diarreia, vomito, fiquei dois dias internada. Não comi nada nesses dois dias. O que eu comia eu botava pra fora. Só no soro. Foi uma coisa bem difícil.”
 
LOC3: A secretaria de saúde de Mato Grosso garante que vai capacitar, no início do ano, agentes de saúde dos 141 municípios do estado com o objetivo de intensificar o combate ao mosquito. Para saber mais acesse o site saude.gov.br/combateaedes. 
 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.