MATO GROSSO: Estado receberá repasse de mais de três milhões de reais para reforçar combate ao mosquito da Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Para reforçar o combate ao mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya, o Ministério da Saúde anunciou um repasse de mais de três milhões de reais para o Mato Grosso. O investimento será feito em todos os estados do país e repassado em duas parcelas. Mato Grosso receberá mais de um milhão e oitocentos mil reais numa primeira etapa, e depois mais de um milhão e duzentos mil reais. Mas o segundo repasse só será feito no segundo semestre de 2017, e apenas para os municípios que fizerem levantamento sobre a infestação do mosquito. A coordenadora de vigilância em saúde ambiental do estado, Ludmila Sofie de Souza, garantiu que os levantamentos sobre a infestação do mosquito já estão no planejamento do estado para 2017.

TEC./SONORA: Ludmila Sofie de Souza- A coordenadora de vigilância em saúde ambiental

“Nós fizemos um cronograma, repassamos nos últimos dias úteis do ano e encaminhamos para as nossas regionais de saúde para que elas enviassem para os municípios. Que em 2017 realizem seis LIRAas. A cada começo de ciclo, a cada início de dois meses de trabalho, que é o ciclo de visita domiciliar. Que eles façam de primeira mão, porque na primeira semana eles trabalham o LIRAa, verificam se esse resultado da incidência do vetor é baixo ou de alto risco, para começar as ações.”

LOC.: Segundo a secretaria estadual de Saúde do Mato Grosso, em 2016 foram registrados mais de 27 mil casos de Dengue, 24 mil de Zika e mais de mil de Chikungunya. Para se proteger das três doenças é fundamental não permitir o nascimento do mosquito, eliminando focos de água parada em casa. O Verão é a época ideal para a reprodução do mosquito, com altas temperaturas e grandes quantidades de chuvas. O cenário aumenta a preocupação com possíveis epidemias. Para mais informações sobre a prevenção e os sintomas da Dengue, Zika e Chikungunya acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.