MATO GROSSO: Estado apresenta resultado negativo na produção industrial, aponta pesquisa

A pesquisa do IBGE também mostrou queda de 4,9% na produção industrial do Mato Grosso no acumulado dos últimos 12 meses até maio.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A produção industrial do Mato Grosso caiu 3,5% em maio, quando comparada ao mesmo período do ano passado. A informação consta em uma pesquisa divulgada pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quando a análise é feita do acumulado de janeiro deste ano até maio, o estado também apresentou resultado negativo, de 1,4%.Para o deputado Federal pelo PSB mato-grossense, Fábio Garcia, um dos fatores que interfere no resultado da produção industrial é a localização geográfica do estado.

TEC./SONORA: Fábio Garcia, deputado Federal (PSB-MT)
“Notadamente, Mato Grosso é um estado que tem, na verdade, uma dificuldade de competir a nível industrial pela sua localização. É um estado que está localizado no centro do País, é muito distante dos portos de exportação e dos grandes mercados.”

LOC.: Apesar da posição geográfica do estado, o deputado Fábio Garciaacredita que o Mato Grosso tem capacidade de aquecer a economia através do setor industrial. O que falta para isso acontecer, de acordo com o parlamentar, é investir em infraestrutura que possa contribuir para o escoamento dos produtos fornecidos pelo estado.

TEC./SONORA: Fábio Garcia, deputado Federal (PSB-MT)
“Obviamente, a primeira prioridade para que Mato Grosso possa se tornar competitivo desde um ponto de vista industrial são os investimentos em logísticas. Em especial hidrovias, ferrovias e rodovias que possam fazer com que a nossa produção possa ser escoada com mais competitividade para se chegar aos outros mercados com preços mais competitivos.”

LOC.: A pesquisa do IBGE também mostrou queda de 4,9% na produção industrial do Mato Grosso no acumulado dos últimos 12 meses até maio.

Reportagem, Marquezan Araújo
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.