MATO GROSSO DO SUL: Notificações de Dengue, vírus Zika e Chikungunya voltam a crescer no estado

Casos suspeitos ultrapassam 60 mil 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Lixo e entulhos em terrenos baldios. No Mato Grosso do Sul, se a luta contra os focos do mosquito responsável por transmitir a Dengue, a febre Chikungunya e o vírus Zika, tivesse que apontar um principal vilão, esses seriam os acusados de favorecer o inimigo. Pelo menos é o que afirma Mauro Lúcio Rosário, coordenador de controle de vetores no estado. Mauro conta que o comparativo com o início do ano mostra que a conscientização aumentou, mas o número geral em 2016 assusta. Ao todo, são mais de 58 mil casos suspeitos de Dengue, mais de 2300 de Zika e 443 de Chikungunya em todo o estado. Os dados são compatíveis com o descuido em relação aos criadouros do mosquito. O coordenador alerta que houve sim uma diminuição de pessoas infectadas em relação ao começo do ano, mas com a chegada do Verão, o cenário volta a ficar preocupante.
 
TEC/SONORA: Mauro Lúcio Rosário - coordenador de controle de vetores no estado
“Nós temos todas as condições para uma nova epidemia. Nós temos bastante mosquitos, bastante depósito com água, tem chovido muito na região. Temos a circulação dos vírus, as notificações já voltaram a crescer. Então temos condições de termos epidemias de Dengue, Zika e Chikungunya”
 
LOC: Entre os pontos do estado que chamam mais atenção pela quantidade elevada de casos suspeitos das três doenças, segundo a secretaria de saúde estadual, está Dourados, Três Lagoas, Itaporã e a capital, Campo Grande. Mariana de Souza é moradora da capital, tem 21 anos e é estudante de arquitetura. Ela mora no barro Tiradentes e teve Dengue em dezembro de 2015. Mariana descreve o que sentiu no período em que esteve infectada.
 
TEC/SONORA: Mariana de Souza- estudante
 
“Começou com bastante enjoo, febre e dores no corpo. Aí eu amanheci com o corpo todo empolado, cheio de bolinhas. Minha mãe achou muito estranho e me levou ao médico. Aí fizemos um exame que constatou que era Dengue.”
 
LOC3: Segundo a secretaria de Saúde sul-mato-grossessense, a partir de fevereiro, os 79 municípios do estado vão receber capacitação para combater o mosquito. O mês foi escolhido por conta da mudança das gestões em diversos municípios. No entanto, a mudança de hábitos pode começar agora. A principal mudança você já sabe: todos devem parar de jogar lixo e entulhos em terrenos que vão virar criadouros do mosquito. Mais informações no site: saude.gov.br/combateaedes.
 

 

Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.