MATO GROSSO DO SUL: Delegados lançam campanha para autonomia da Polícia Federal, no estado

...A intenção dos delegados é mobilizar a população do Mato Grosso do Sul para aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 412, que prevê a autonomia da PF

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Para tentar acabar com qualquer tipo de interferência política na Polícia Federal, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, a ADPF, iniciou uma campanha para aprovação no Congresso Nacional da Proposta de Emenda a Constituição 412, que prevê a autonomia da entidade.  A campanha tem objetivo de conscientizar a população do Mato Grosso do Sul para a necessidade da Polícia Federal deixar de ser subordinada ao Ministério da Justiça. Para diretora Regional da ADPF, no Mato Grosso do Sul, Doutora Fabiana Macedo, com autonomia, a Polícia Federal vai poder administrar e direcionar melhor os recursos destinados à instituição. Ela lembra que, atualmente é o ministério da Justiça que decide onde e em quais frentes o dinheiro da Polícia Federal é aplicado.

 

SONORA: diretora Regional da ADPF-MS, Doutora Fabiana Macedo

 

“A Polícia Federal precisa de autonomia financeira. Nós precisamos escolher quem vai nos organizar porque hoje, a gente é muito vinculado as rubricas em específico. Vem dinheiro específico para o combate ao tráfico de drogas. Então, quando já vem o dinheiro dessa forma nós não temos liberdade, ficamos engessados.”  

 

REPÓRTER: O presidente da ADPF, Doutor Carlos Eduardo Sobral, afirma que, nos últimos cinco anos, a Polícia Federal perdeu força, dinheiro e os investimentos na instituição diminuíram.

 

SONORA: Carlos Eduardo Sobral, presidente da ADPF

 

 “O que nos temos nos últimos anos é uma queda de investimento na polícia federal, uma queda no nosso fortalecimento, no nosso crescimento. A gente vem encolhendo ao longo dos anos. Começamos em dezembro esse movimento. Estamos preparando um estudo para demonstrar que a Polícia Federal nos últimos cinco anos não cresce, enquanto outras instituições como Justiça Federal, Defensoria Publica da União, Ministério Publico Federal cresceram a Polícia Federal encolheu.”

 

REPÓRTER: Uma carta do povo brasileiro vai ser entregue ao Congresso Nacional junto com abaixo assinado em favor da aprovação da PEC 412. A ideia é que a população de Mato Grosso do Sul assine a carta como forma de apoio à autonomia da Polícia Federal. A expectativa da ADPF é de que, nos próximos meses, dois milhões de pessoas assinem a carta. Para divulgar a campanha pela autonomia da Polícia Federal, a ADPF em Mato Grosso do Sul vai organizar palestras, seminários e eventos esportivos. Para saber mais, acesse na internet o endereço adpf.org.br

 

Reportagem, Cristiano Carlos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.