MATO GROSSO DO SUL: Casos de doenças ligadas ao mosquito diminuem, mas preocupação é constante

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Se o ano passado foi preocupante para o Mato Grosso do Sul, em relação aos casos de Dengue, Zika e Chikungunya, em 2017 a situação parece menos preocupante. Até o meio de março deste ano, Mato Grosso do Sul registrou mais de 1.700 casos suspeitos de Dengue, 61 de Chikungunya e 29 de Zika.
Para se ter uma ideia, apenas na primeira semana de registros em 2016, o estado já tinha mais de três mil casos de Dengue. De acordo com Márcio Luiz de Oliveira, gerente de combate às três doenças, parte da diminuição dos números está ligada ao trabalho contínuo de combate ao mosquito.
O gerente revela que, além das reuniões com os gestores municipais de saúde, a secretaria estadual tem feito capacitações com os profissionais de saúde dos municípios para ajustar as estratégias de combate.
Além disso, parcerias com outros órgãos públicos e as Forças Armadas também fortaleceram as ações da pasta. No entanto, o registro de casos em 2017 mostra que a situação ainda precisa ser trabalhada no estado, principalmente pela população.

TEC/SONORA: Márcio Luiz de Oliveira, gerente de combate às três doenças.

“Tem muita gente conscientizada. Existem pesquisas que dizem que 80% dos moradores sabem o que tem que fazer e como deve ser feito. No entanto, apenas 20% tomam medidas eficientes para controle de vetores. Poucos moradores se preocupam com isso. É muito importante que a população tome essa responsabilidade para si, entendendo que não é o poder público que tem que entrar na casa para retirar os depósitos, que podem proliferar o vetor. Ele que é dono da casa, responsável pelo quintal e quem deve tomar as medidas.”

LOC: Entre as regiões que ainda chamam a atenção da secretaria estadual são as de alta circulação de pessoas, como a capital, Campo Grande, as turísticas, Bonito e Coxim, além das que fazem fronteira com outros países, como Ponta Porã e Corumbá. Camapuã é a única cidade do estado que em 2017 registrou uma alta incidência de casos das três doenças. Evitar o nascimento do mosquito é a maneira mais fácil de evitar as três doenças.
A Chikungunya, que pode tirar as pessoas de suas atividades diárias, por conta das fortes dores nas juntas, a Zika, que pode causar microcefalia, caso uma gestante seja infectada. E a Dengue, que em seu estado mais grave pode levar à morte. Para mais informações sobre os sintomas das doenças e dicas de prevenção acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.