MARANHÃO: Estoques baixos e proximidade de feriado preocupam autoridades estaduais

Abril registrou 16% de queda nas doações com relação a 2016

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O ano de 2017 apresenta uma preocupação para a saúde do Maranhão, mais especificamente para os bancos de sangue do estado. Quem afirma isso é Dario Nicolau, diretor geral do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão, o Hemomar. Segundo Dario, atualmente, o estoque de sangue estadual é crítico, e que suportaria somente três dias das operações transfusionais. Para ter uma ideia, a principal unidade, da capital São Luís, registrou uma diminuição no número de doações em 16% no mês de abril, no comparativo com o mesmo período do ano passado. A aproximação das festividades juninas aumenta a preocupação estadual, e Dario detalha o motivo
 
TEC./SONORA: Dario Nicolau, diretor geral do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão.
 
“Junta Santo Antônio, São João, São Pedro. Em São Luís ainda temos o São Marçal, que é um dia a mais, diferente do resto do país. E é aquela coisa; acidentes de carro, ferimentos por armas de fogo, armas brancas, por motivos da violência social. E a diminuição das  doações acontecem porque as pessoas acabam ingerindo bebidas alcoólicas e, nos feriados, os hemocentros não funcionam integralmente.”
 
LOC.: Em todo o estado, são nove pontos de coleta de sangue, Imperatriz, Balsas, Santa Inês, Pedreiras, Codó, Caxias e Pinheiro, com um ponto em cada município, e a capital, São Luís, com dois pontos de coleta. De acordo com o diretor geral da rede estadual, a situação dos estoques seria resolvida, ou pelo menos amenizada, com doações constantes da população, não somente em situações de campanhas. É o caso de Marinete da Cunha de 47 anos, empregada doméstica, casada, dois filhos, moradora do bairro Parque Timbiras, próximo ao centro da cidade. Ela relata como se tornou uma doadora assídua.
 
TEC./SONORA: Marinete da Cunha, empregada doméstica.
 
“Eu comecei a fazer doações em 2001, porque na minha família tinha meu tio, irmão da minha mãe, que estava precisando de doações. Aí nós ficamos na porta do Hemomar procurando um doador, aí nos reunimos na família e conseguimos as três bolsas de sangue que meu tio estava precisando. E aí, de lá pra cá, eu continuei indo, de três em três meses. Eu sou voluntária e doo para quem precisa, e eu me sinto bem, pois não estou salvando apenas uma vida, mas sim várias.”
 

LOC.: Para doar sangue, é preciso pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, boa saúde e vontade de ajudar. Para menores de 18 anos é necessária autorização dos pais ou responsável. Quem quiser mais informações sobre doações de sangue na capital maranhense pode ir até a Rua 5 de janeiro, na Jordoa, ou ligar no telefone 3216-1134. Repetindo: 3216-1134. O horário de funcionamento é das oito da manhã às seis da tarde. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa! Em caso de dúvidas sobre as doações, acesse: saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.