MARANHÃO: Estado vai participar de estratégia para reduzir mortalidade neonatal

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Maranhão vai fazer parte de uma nova estratégia do Ministério da Saúde que tem a missão de reduzir mortes de recém-nascidos e melhorar a qualificação das maternidades que acolhem esses bebês. A iniciativa prevê a redução da mortalidade nos primeiros 28 dias de vida e o aumento na taxa de aleitamento materno. As maternidades também estarão aptas a compartilhar essa estratégia com outras unidades de saúde do estado. A diretora de Ações Programáticas e Estratégicas do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare, explica que, para garantir o melhor início de vida ao recém-nascido, é preciso oferecer apoio técnico e capacitação de profissionais.

 

SONORA: diretora de Ações Programáticas e Estratégicas do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare.

“O objetivo dessa estratégia é fortalecer as ações que já vêm sendo implementadas na saúde da criança, especialmente depois da publicação da portaria que instituiu a Política de Atenção Integral à Saúde da Criança. Então o nosso objetivo é fazer uma integração das ações que estão voltadas diretamente a Atenção Neonatal. Fazer uma ação integrada junto às maternidades que têm maior número de óbitos neonatais em 10 estados para que a gente possa fazer um apoio sistemático a esses profissionais de saúde”.

 

REPÓRTER: A iniciativa, chamada de QualiNEO, será desenvolvida até julho de 2019 nas maternidades selecionadas. Ao final desse período, o Ministério da Saúde vai entregar um selo de qualidade às instituições que, além de integrar a estratégia, também conquistarem melhoras nos atendimentos. Para mais informações acesse www.saude.gov.br.

 

Reportagem, Janary Damacena.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.