MARANHÃO: Dengue, Chikungunya e Zika já mataram 21 pessoas no estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: De acordo com o a Secretaria Estadual de Saúde, mais de 21 mil pessoas contraíram Dengue, Chikungunya e Zika este ano e 21 pessoas morreram dessas doenças no Maranhão. A esposa de Luis Alberto faz parte dessa estatística. Ele perdeu a mulher no início do ano para a Chikungunya. Agora está com medo porque a irmã dele também foi infectada pelo mosquito. Os dois moram em Redenção, uma das localidades com alta infestação do mosquito em São Luís. 
 
TEC/SONORA: Luis Alberto dos Santos, personagem

“Hoje mesmo eu tenho uma irmã que mora no Santo Antônio e ela está quase aleijada, sem poder andar, por essa mesma situação. E a doença também veio nessa forma nela e a gente fica até com medo. As pessoas mesmo têm que ter o cuidado máximo. Estou com minha irmã nessa situação. As pessoas sim têm que ter mais interesse. Tem que poder evitar essas situações.”

LOC: Uma das preocupações no combate ao mosquito em São Luís são os criadouros que se formam no lixo jogado nas ruas da cidade. De acordo com relatório do ministério da Saúde sobre a infestação do mosquito, São Luis está em estado satisfatório. Mas a cidade precisa do envolvimento da população no combate ao inseto, porque na classificação do ministério, ela está a um ponto de entrar em estado de alerta.  A coordenadora de arboviroses da Secretaria Estadual de Saúde, Joseneide Silva, fala sobre os problemas que a cidade enfrenta no combate ao mosquito.
 
TEC/SONORA:  Joseneide Silva, coordenadora de arboviroses do Maranhão
 
“Nós sabemos que o problema da proliferação (do mosquito), além de acontecer dentro das casas, tem locais que não há água todo dia, saiba como acondicionar essa água, né? Ainda tem muito essa questão de jogar lixo nas ruas. Então, a população tem que participar observando sua casa, seus depósitos, e saber que nas ruas não é lugar de jogar lixo.” 
 

LOC: Procure e elimine objetos, dentro e fora de casa, que possam juntar água e servir como criadouro do mosquito. Ele transmite doenças que deixam a pessoa de cama, sem conseguir levantar para nada. Saiba mais sobre Dengue, Chikungunya e Zika no site, saude.gov.br/combateaedes 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.