MARANHÃO: 92% das vagas do programa Mais Médicos já foram preenchidas por profissionais com CRM Brasil

Salvar imagem

REPÓRTER: O balanço das três primeiras chamadas do programa Mais Médicos deste ano mostra que  92% das vagas ofertadas pelo Ministério da Saúde para o Maranhão foram preenchidas por profissionais com CRM Brasil. Isso significa que das 129 vagas solicitadas pelos municípios do estado, 119 já estão ocupadas por médicos preparados para atender as pessoas que mais precisam de atendimento em saúde.  O ministro da Saúde, Arthur Chioro, comemora os resultados do programa.
 
SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro
 
“O programa Mais Médicos criado em 2013 já começa a produzir os resultados esperados, no sentido de ampliar o processo de fixação de profissionais médicos na atenção básica nas regiões de mais difícil acesso. Fazendo efetivamente interiorização e garantia de atendimento para as populações mais vulneráveis, que mais dependem do SUS. Nós estamos dando um passo significativo para poder garantir a toda à população brasileira o direito a atenção básica, a saúde”. 
 
REPÓRTER: O secretário estadual de Saúde do Maranhão, Marcos Pacheco, conta como a população do estado  recebeu os  profissionais brasileiros do programa Mais Médicos.
 
SONORA: secretário estadual de Saúde do Maranhão - Marcos Pacheco
 
“A recepção foi muito boa. Principalmente, considerando que o Maranhão é um estado, que como a gente já sabe, ele tem uma dificuldade muito grande de profissionais médicos. Nós temos a unidade da federação com a menor proporção médicos por habitantes. São médicos que vêm com compromisso de uma postura quase que de uma força tarefa no sentido de ajudar as pessoas e combater os indicadores para melhorar os nossos indicadores, então a nossa avaliação é muito boa.”
 
REPÓRTER: Nas três primeiras chamadas do programa Mais Médicos deste ano, 92% das vagas ofertadas em todo o país já foram preenchidas por profissionais com CRM Brasil. O Mais Médicos em 2014 beneficiou 50 milhões de brasileiros que sofriam com a falta de atendimento em saúde. Para se ter uma ideia, foram 14.462 médicos atuando em mais de três mil municípios.  Este ano, o Governo Federal pretende garantir a assistência à saúde de aproximadamente 63 milhões de pessoas. Para saber mais, acesse a página do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br

 

Repórter, Victor Maciel

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.