MARAGOGI (AL): Meninas de 9 a 11 anos devem tomar segunda dose da vacina contra vírus HPV no município

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 TEC: Trilha (BG)
 
LOC: As equipes de saúde de Maragogi têm um grande desafio até o fim deste ano: vacinar todas as meninas com idades entre 9 e 13 anos contra o Papiloma Vírus Humano, HPV. A infecção pelo vírus é a principal causa do câncer do colo do útero, doença que deve atingir 310 mulheres alagoanas, em 2015. Em Maragogi, a Secretaria Municipal de Saúde luta para vacinar as jovens de 9 a 11 anos de idade, púbico prioritário da mobilização contra esse vírus, neste ano. De março a setembro passado, apenas 30 por cento das jovens da faixa etária tomaram a vacina no município. Esse número coloca a cidade entre as localidades brasileiras que apresentam os números mais baixos em relação à meta de vacinação contra o HPV estabelecida pelo Ministério, que é de vacinar 80% dessas jovens. A Enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Maragogi, Rosana Rios, explica quais são as estratégias utilizadas para aumentar os índices de vacinação e proteger as meninas no município.
 
TEC:  Rosana Rios, Enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Maragogi
 
“As estratégias é através da Saúde na Escola, que a gente leva as vacinas pras escolas para vacinar as adolescentes, além de os postos de saúde. Além de palestras educativas na comunidade, informando a importância da vacinação. E através de buscativas nas áreas... Que são aquelas adolescentes que não conseguiram captar na escola e na área de abrangência, então as equipes vão atrás dessas adolescentes.”  
 
LOC: As meninas que, por algum motivo, não tomaram a vacina contra o HPV na escola podem procurar uma das 9 Unidades Básicas de Saúde da Família que existem em Maragogi. Uma boa opção para os pais, ou responsáveis, que querem levar suas filhas para tomar a vacina é a Unidade de Saúde da Família Eurico Wanderley, que fica bem no centro da cidade, na rua Luiz Holanda.  Lá, ou em qualquer uma das outras unidades, as vacinas estão sendo disponibilizadas gratuitamente. É importante lembrar que existem mais de 100 tipos de diferentes de vírus HPV e que a vacina oferecida pelo Ministério da Saúde combate os quatro mais perigosos. Os tipos 16 e 18, que são culpados por 70% dos casos de câncer do colo útero e os 6 e 11, que são os causadores de 90% das verrugas genitais decorrentes do HPV. Rosana Rios comenta sobre como a vacina é importante para a prevenção de um futuro câncer.
 
TEC:   Rosana Rios, Enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Maragogi
 
“Que a vacina é importante, evita o câncer de colo do útero. E é melhor tomar a vacina do que, no futuro, ela ter um câncer de colo no útero.”
 
LOC:  A criança ou a adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. Quem recebeu a primeira dose deve receber agora a segunda dose, administrada seis meses depois da primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. A vacina foi introduzida no calendário nacional de vacinação no ano passado para atender meninas de 11 a 13 anos de idade. Este ano, o Ministério da Saúde está priorizando a vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 11 anos. As meninas e adolescentes com 12 e 13 anos, que ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose, também devem procurar as unidades de saúde para atualizarem o cartão de vacinação. Obtenha mais informações sobre a vacina contra o câncer do colo do útero e o HPV em uma unidade de saúde mais próximo de sua casa e no portal do Ministério da Saúde na Internet, www.saude.gov.br/hpv.

TEC: Encerra trilha (BG).

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.