MARACAJU(MS): Maracaju está com 11 por cento da segunda dose contra o HPV aplicada. Meninas de 11 a 13 precisam ser vacinadas

Meninas de 11 a 13 anos que moram na cidade de Maracaju precisam tomar a segunda dose da vacina contra o HPV, vírus que causa o câncer do colo do útero. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Meninas de 11 a 13 anos que moram na cidade de Maracaju precisam tomar a segunda dose da vacina contra o HPV, vírus que causa o câncer do colo do útero. O município imunizou apenas 11 por cento das adolescentes. A meta do Ministério da saúde é de 75 por cento. A vacina foi criada em 2006 e já tem mais de 170 milhões de doses aplicadas. O tratamento é de graça e não tem contraindicação. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica porque é importante vacinar as meninas já na adolescência.  

 
SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“Essa geração que está sendo vacinada contra o HPV, combinando a vacina contra o HPV com o exame Papanicolau a partir dos 25 anos, pode ser a primeira geração livre de morte por câncer de colo do útero. Por isso as famílias não podem perder essa oportunidade, e não devem dar ouvidos a boatos de redes sociais a boatos que não tem nem comprovação no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. Essa vacina é uma vacina cara antes de ser incorporada pelo SUS, hoje qualquer menina do nosso país pode estar protegida contra o câncer de colo do útero, por isso é importante que as meninas que tomaram a primeira dose, tomem a segunda, a proteção só está completa quando ela toma a segunda dose e cinco anos depois ela toma o reforço e as meninas de nove a 11 anos em 2015 começar a vacinar para que a gente tenha a mortalidade por câncer de colo do útero reduzida de forma drástica em nosso país.”
 
REPÓRTER: A segunda dose da vacina contra o HPV está disponível no posto de saúde Nestor Muzir, na Rua Vacarias, no centro de Maracaju. Em janeiro, meninas a partir dos nove anos também devem ser vacinadas contra o vírus que causa o câncer do colo do útero. As adolescente devem levar o cartão de vacina.
 
Reportagem, Rodrigo Santos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.