Tempo de áudio –
REPÓRTER: A escola é o lugar da formação da ética e da moral, conceito que nem sempre condiz com a realidade. Pedro Lucas, de 12 anos é aluno da rede municipal de ensino. Pedro relata o momento que ele presenciou uma cena onde uma colega de sala de aula e o professor começam a discutir.
SONORA: Aluno Pedro Lucas.
“O menino tinha faltado e ai eles ficaram fazendo gracinha na sala, e a professora foi falar com a menina e ela achou ruim e começou a bater boca com a professora, ela falou com não ia sentar e ai a professora disse, senta, e ela falou que não ia.”
REPÓRTER: Prevenir qualquer tipo situação de agressão nas escolas e ajudar no combate a violência escolar, com esse pensamento o juiz Eduardo Antonio Martins, titular da Vara da infância e juventude de Marabá, no sudoeste paraense, apresentou a comunidade do município o projeto piloto“Violência nas Escolas: Construindo Estratégias de Enfrentamento”. Por ter registros de casos de violência a escola Estadual Judith Gomes Leitão, foi o primeiro colégio a receber o projeto piloto que é destacado pelo juiz Eduardo Antonio.
SONORA: Juiz Eduardo Antonio.
“O objetivo é justamente analisar essa comunidade escolar pra prevenir situações de bullying, de intimidação, agressões, entre outras situações, buscando adotar estratégias de enfrentamento dessa violência.”
REPÓRTER: O juiz Eduardo Antonio Martins ressalta ainda que o projeto tem sido bem recebido pela comunidade.
SONORA: Juiz Eduardo Antonio.
“Nós estamos muito bem recebidos, a própria escola demanda uma ação mais enérgica, mais participante de toda rede da infância e juventude, a comunidade está aderindo bastante, os pais de alunos, então a experiência está sendo muito importante muito positiva.”
REPÓRTER: Segundo dados da Vara de Crimes contra Crianças e Adolescentes da capital, somente 10% dos casos envolvendo violência contra crianças chegam ao Judiciário. Oprojeto piloto apresentado pela equipe da Vara da infância e juventude de Marabá, deverá passar por modificações de acordo com as necessidades encontradas no decorrer dos trabalhos.
Reportagem, Storni Jr.