MANAUS (AM): Combate ao Aedes vai usar drone para achar criadouros em Dom Pedro, nesta quarta

Planalto e Alvorada também vão ser visitados nesta quarta

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O combate ao Aedes aegypti está usando drones para identificar criadouros do mosquito em locais de difícil acesso para os agentes, em Manaus. Drones são aparelhos voadores comandados por controle remoto usados para tarefas arriscadas, quando há necessidade de preservar a vida humana. Em Manaus, os agentes de combate ao Aedes fiscalizam os bairros pelo alto com ajuda dos Drones. Após a identificação de possíveis criadouros, as ações de limpeza e extermínio do mosquito são executadas. Fernando Barroso, 39 anos, é morador e trabalha em Alvorada, bairro entre os mais afetados com o Aedes, na capital. Ele sabe que o mosquito deve ser eliminado para proteção a dengue, chikungunya e do Zika.
 
SONORA: Fernando Barroso - empresário
 
“Nós temos as informações que é para termos cuidados com as calhas, caixas' d'água, manter sempre tampadas. Tampar lixeiras, não jogar lixo em terrenos baldios.”
 
REPÓRTER: Nesta quarta-feira, o combate ao Aedes, em Manaus, vai ser em Dom Pedro, Planalto e em Alvorada. As equipes vão usar carros e motos fumacês e o Drone vai sobrevoar as localidades para identificar possíveis criadouros. A subsecretária Municipal de Saúde de Manaus, Lubélia Sá Freire, alerta que, os bairros com maiores infestações do mosquito Aedes são justamente os que vão ter as visitas dos agentes, nesta quarta.
 
SONORA: Lubélia Sá Freire- Subsecretária Municpal de Saúde
 
“Onde tem um volume muito grande de casos notificados de Zika vírus é na área do distrito oeste, que temos Parque Dom Pedro, Alvorada e Planalto.”
 
REPÓRTER:  Em Manaus, 17 bairros são considerados prioritários para o combate ao Aedes. Os moradores de Zumbi, São José Operário um, dois e três vão ser os próximos a ter a visita dos agentes. A população deve entender que não há remédios ou vacinas contra a dengue, chikungunya e Zika e, a única forma de proteção é impedir que o mosquito nasça. Ações rápidas e rotineiras de limpeza dentro de casa podem ajudar exterminar o Ades, como explica o diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.  
        
SONORA: Cláudio Maierovitch, diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde
       
“O mosquito precisa de água para colocar seus ovos e para que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.”
 
REPÓRTER: Em Manaus, quem se interessar em entrar no combate ao Aedes como um brigadista voluntário pode ligar no número 0800 280 8 280. O telefone é da Secretaria Municipal de Saúde, que está com inscrições abertas para quem quiser aprender a combater o mosquito. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br
 

 

Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.