MANAUS (AM): Basta ter saúde e boa vontade para se tornar doador de sangue, reforça Hemoam

Para estimular o compromisso social da população e tornar a doação de sangue uma rotina, o Hemoam reforça que a generosidade só depende de saúde e boa vontade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Há dois anos, Richardson Mota passou a priorizar a sua saúde, começou a correr e até formou um grupo de atletas na cidade onde mora, Manaus. Quando essa nova fase da vida do químico de petróleo, de 34 anos, começou, ele se lembrou de um ato solidário que praticou em 2001, ao doar sangue para a irmã de um amigo que precisou na época. Como um dos pré-requisitos para doação é estar com a saúde em dia, Richardson resolveu retornar ao hemocentro para doar e assumiu o compromisso de comparecer à unidade quatro vezes por ano.

TEC./SONORA: Richardson Pinheiro Mota, 34 anos, químico de petróleo,

“Para você doar, você tem que estar bem de saúde realmente, você tem que ter os parâmetros que o Hemoam pede. Eu comecei a fazer corrida de rua, estava com a saúde ok e resolvi começar a doar. Aí, nesses dois anos, estou indo frequentemente, fazendo as minhas quatro doações por ano. Ano passado eu fiz as minhas quatro doações e já estou com um total de quatorze doações.”

LOC.: O Hemoam atua no fornecimento de sangue para transfusão e atende todo o estado do Amazonas. Para estimular o compromisso social da população e tornar a doação de sangue uma rotina, o diretor geral do órgão, Nelson Fraiji, reforça que a generosidade só depende de saúde e boa vontade.

TEC./SONORA: Nelson Abraim Fraiji, diretor geral do Hemoam.

“A doação é um dos atos de generosidade dos mais belos que existem, porque a pessoa está tirando um pouquinho de si para ajudar pessoas sem saber a quem ele está ajudando. E um ato que não causa nenhum dano para as pessoas, qualquer pessoa sadia e com boa vontade é um doador. E é isso que nós estimulamos sempre, a pessoa buscar o senso de compromisso social, de bondade no coração, porque sem a doação nós não temos a segurança para todos nós. Não se fabrica sangue.”

LOC.: Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos.  O Hemoam fica na Avenida Constantino Nery, bairro da Chapada. O funcionamento é de segunda a sábado, das sete da manhã às seis da tarde. O telefone é 3655-0167. Repetindo: 3655-0167. Há também um centro de coletas na Maternidade Ana Braga, que fica na Avenida Alameda Cosme Ferreira, bairro do Aleixo. Funciona de segunda a sexta, das oito da manhã a uma e meia da tarde. O telefone é 3647-4200. Repetindo: 3647-4200. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.