MANAUS (AM): Adolescentes de 11 a 13 anos da capital devem tomar a vacina contra o HPV

A capital do estado amazonense, Manaus não cumpriu a meta de vacinação contra o vírus HPV na segunda fase da campanha.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A capital do estado amazonense, Manaus não cumpriu a meta de vacinação contra o vírus HPV na segunda fase da campanha. O município conseguiu imunizar 100 por cento das meninas de 11 anos de idade, mas no grupo de 12 a 14 anos apenas cinco por cento foram vacinadas. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 75 por cento de garotas imunizadas dentro da faixa etária de 11 a 13 anos de idade. A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenção contra o câncer do colo do útero. A doença é a quarta causa de morte mais frequente entre as mulheres no Brasil. As informações são do Instituto Nacional do Câncer, que estima aproximadamente mil e 900 novos casos da doença só na região Norte do país em 2015. A imunização contra o HPV, causador do câncer do colo do útero é dividida em três doses. Segundo o diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch tomar as doses de reforço são tão importantes quanto à primeira vacina.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis, Cláudio Maierovitch
"É importantíssimo que as meninas tomem o esquema completo, com três doses, porque esse é o esquema que garantirá uma imunidade capaz de protegê-las contra o câncer de colo de útero. E o câncer de colo de útero, como a maioria dos cânceres, é uma doença grave.”
 
REPÓRTER: O especialista lembra que a vacina contra o vírus HPV é 100 por cento segura e que reações adversas pequenas podem acontecer, como em qualquer tipo de medicamento injetável.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis, Cláudio Maierovitch
"Qualquer vacina, por ser uma injeção, ela pode produzir efeito colateral. Qualquer injeção pode produzir algum tipo de reação inflamatória no local de aplicação. Pode ficar um pouco vermelho, pode ficar um pouco dolorido, no entanto isso não representa qualquer gravidade. Assim como qualquer injeção pode provocar a reação em quem não gosta, em quem tem medo ou em quem reage a tomar injeção. Pode ser uma reação de dor, pode ser uma reação de nervosismo, pode até ser uma reação de desmaio, que aconteceria com qualquer injeção, e não por ser uma injeção que contém a vacina contra o HPV."
 
REPÓRTER: Manaus é o principal centro financeiro e corporativo da região Norte do país. O município tem 240 unidades básicas de saúde, além de 18 postos de saúde nas áreas rurais. Para tomar a segunda dose da imunização contra o HPV, as adolescentes devem ir à unidade de saúde mais próxima de casa portando o cartão de vacina.
 
Reportagem, Henrique Carmo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.