MANAUS (AM): 72% dos pacientes com Tuberculose no estado moram na capital

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: No Estado do Amazonas, 2.691 pessoas tiveram Tuberculose no ano passado, sendo que 72% dos pacientes residem na capital Manaus, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Outro número que chama atenção no município é que 17% dos pacientes diagnosticados com a doença são portadores do vírus HIV. Apesar disso, a coordenadora do Programa Municipal de Tuberculose, Dinah Carvalho, aponta que a alta incidência da doença é resultado da busca diária por casos novos.

TEC/SONORA: Dinah Carvalho, coordenadora do Programa Municipal de Tuberculose.

“Na base municipal, em 2016, a gente teve dois mil casos novos. A gente teve uma redução de 2015 para 2016 de 4%. Essa alta incidência aqui no município é decorrente também da elevada detecção de casos. Desde 2008, a gente detecta mais de 90% dos casos estimados.”

LOC: Um desses casos de Tuberculose registrados na capital amazonense foi o do técnico em enfermagem Railson Rocha, de 41 anos. Morador da zona leste de Manaus, ele contraiu a doença em 2002, quando trabalhava em uma unidade de saúde municipal muito movimentada.

TEC/SONORA: Railson Rocha, técnico em enfermagem.

“Eu trabalhava num hospital muito movimentado. Eu trabalhava num setor chamado de reanimação. Eu estava com a imunidade baixa mesmo nessa época, foi em 2002. Muitas vezes você está vindo do almoço, você não está vindo preparado, muitas vezes têm três pacientes entrando com parada respiratória, cardíaca, e, às vezes, a gente tem que correr para o setor. E eu sei que é uma coisa errada a gente se esquecer de colocar a máscara naquele momento, mas é um momento tão crucial que a gente não mede esforços para tentar ajudar.”

LOC: Railson fez o tratamento completo e está curado. Os profissionais de saúde também devem estar atentos aos sintomas. A Tuberculose tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente pela rede pública de saúde. A informação e o apoio de familiares e amigos são muito importantes para o sucesso do tratamento. Para mais informações, acesse saude.gov.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.