MAIS MÉDICOS: Pesquisa mostra que para 85% da população brasileira a assistência à saúde melhorou com o programa

85% da população brasileira atendida por profissionais que participam do programa Mais Médicos disseram que a qualidade da assistência à saúde no país melhorou

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: 85% da população brasileira atendida por profissionais que participam do programa Mais Médicos disseram que a qualidade da assistência à saúde no país melhorou. É o que aponta a pesquisa do Ministério da Saúde, divulgada pela primeira vez pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante a Convenção Internacional de Saúde Pública, realizada em Cuba, neste mês. O levantamento mostrou ainda que 87% dos entrevistados confirmaram que a atenção do médico durante o atendimento melhorou e que os problemas de saúde de 82% das pessoas foram resolvidos no primeiro atendimento. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, comemora os bons resultados da pesquisa. 
 
SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro
 
“Nós não tínhamos até então a possibilidade de garantir a cerca de 63 milhões de brasileiros o acesso à atenção primária à saúde. Agora com a participação da organização Pan-americana e do governo cubano, nós temos efetivamente garantido a cada brasileiro o direito de uma atenção primária qualificada. Portanto, saúde deixa de ser um privilégio àqueles que podem acessar por meio de mercado e é efetivamente um direito e um dever que o nosso governo, o Estado brasileiro, consegue garantir a cada brasileiro e brasileira.”
 
REPÓRTER: Para o secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Hêider Pinto, esses dados de satisfação da população com o atendimento dos profissionais do Mais Médicos, só confirmam a qualidade do programa. 
 
SONORA: secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde - Hêider Pinto
 
“Mostra que o Mais Médicos não é só um sucesso na satisfação de gestores, usuários e trabalhadores. É, também, um programa que já começa antes do tempo a ter resultados importantíssimos na melhoria da saúde e da qualidade de vida da população brasileira.”
 
REPÓRTER: O programa Mais Médicos conta com a atuação de médicos brasileiros e estrangeiros, que se inscreveram no edital do projeto e de médicos cubanos, cuja participação só pode ser realizada por meio de cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde, a OPAS. Além da contratação emergencial de médicos, o programa também prevê o investimento na infraestrutura e formação profissional. Para saber mais sobre o Mais Médicos, acesse o www.maismedicos.saude.gov.br
 

 

Reportagem Victor Maciel

Receba nossos conteúdos em primeira mão.