MAIS MÉDICOS: Norte, Nordeste e Centro Oeste são prioridades para receberem cursos de medicina

...22 municípios brasileiros das regiões Norte, Nordeste e Centro- Oeste foram pré-selecionados para receberem o primeiro curso de medicina na cidade.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem


REPÓRTER: 22 municípios brasileiros das regiões Norte, Nordeste e Centro- Oeste foram pré-selecionados para receberem o primeiro curso de medicina na cidade. Esses municípios estão localizados em oito estados do país. A medida faz parte da estratégia do Programa Mais Médicos que pretende ampliar a oferta do curso superior nas regiões mais carentes desses profissionais. Esta é a segunda vez que o Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação abre um processo de seleção para abertura de novos cursos de medicina desde o lançamento do programa Mais Médicos. Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a criação de novos cursos vai possibilitar que o Brasil atinja a meta de 600 mil médicos atendendo todo o país até 2026.

SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro

“Nós precisamos atingir 600 mil médicos atuando em todo o país. Para isso, é importante expandir as faculdades de medicina em todo o país. Mas, nós não podemos concentrar a formação apenas nas capitais e nas cidades onde já tem faculdade medicina. Nós queremos de fato que essa expansão ocorra em todas as regiões de saúde. E é isso, que o edital faz. Olhar, para quais são as regiões que tem condições de ter qualidade na formação médica e ao mesmo tempo atender, descentralizar. Induzir a fixação dos profissionais médicos tanto pela oferta de novas vagas de medicina, como de residência médica em todas as regiões do país”.

REPÓRTER: De acordo com o ministro interino da Educação, Luiz Cláudio Costa, o trabalho em conjunto com Ministério da Saúde no programa Mais Médicos possibilita o reconhecimento da atual situação do país nas questões de saúde e educação em saúde.

“Você analisa as necessidades do país. Ou seja, é uma expansão estratégica. Você observa as necessidades do país, a necessidade de atendimento. A necessidade de corrigir assimetrias. Você tem o comprometimento do município, o comprometimento do estado. E a partir deste comprometimento, indicadores que nos garantam que ali você pode ter um curso com qualidade”.

SONORA: ministro interino da Educação – Luiz Cláudio Costa

REPÓRTER: Os 22 municípios das regiões Norte, Nordeste e Centro- Oeste pré-selecionados para receberem o primeiro curso de medicina na cidade devem confirmar o interesse em abrir o curso de medicina nas cidades entre os dias 13 e 24 de abril. O processo de confirmação deve ser feito pelo site do Ministério da Educação. O endereço é www.simec.mec.gov.br .

Reportagem, Alexandre Penido

Receba nossos conteúdos em primeira mão.