MAIS MÉDICOS: Brasileiros têm até esta quarta-feira (18) para escolher vagas da terceira chamada

 Ao todo, estão disponíveis 930 vagas em unidades básicas de saúde de 530 cidades e de dez Distritos Sanitários Indígenas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio - 

REPÓRTER: A terceira chamada do edital 2015 do Programa Mais Médicos para profissionais com registro no Brasil acaba nesta quarta-feira. Ao todo, estão disponíveis 930 vagas em unidades básicas de saúde de 530 cidades e de dez Distritos Sanitários Indígenas. Essas vagas são para médicos brasileiros já inscritos no Programa, conforme explica o secretário de Gestão do Trabalho da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Hêider Pinto.

SONORA: secretário de Gestão do Trabalho da Educação na Saúde do Ministério da Saúde - Hêider Pinto

“Nós teremos um total ainda de profissionais, 4.362, cada um pode escolher três municípios. Essas 930 vagas são de 318 vagas que não haviam sido ocupadas nas duas chamadas anteriores, mas também de 612 vagas que, embora, nas chamadas anteriores, os médicos tenham escolhido, eles ou não começaram a atuar ou eles já não continuaram atuando nessa data agora de março.” 

REPÓRTER: Desde o início deste mês de março, somente pelo novo edital do Mais Médicos, mais de três mil profissionais brasileiros começaram a atender a população em regiões carentes do país. O secretário de Gestão do Trabalho da Educação na Saúde, Hêider Pinto, lembra que a terceira chamada desse edital é a última oportunidade para médicos com registro no Brasil:

SONORA: secretário de Gestão do Trabalho da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Hêider Pinto.

“Após a terceira fase de escolha dos profissionais, se ainda restarem vagas, teremos no dia dez de abril um novo chamamento para essas vagas que ainda restarem para brasileiros formados no exterior. Se não forem preenchidas todas as vagas, terá outra chamada agora no dia cinco de maio para médicos estrangeiros e só se ainda restar alguma vaga é que nós lançaremos mão da cooperação com a Organização Pan-americana de Saúde que tem a cooperação com os médicos cubanos.”  

REPÓRTER: Para selecionar os três municípios onde desejam atuar, os profissionais inscritos no Mais Médicos, com registro no Brasil, devem acessar a página na internet: maismedicos.saude.gov.br, até às oito da noite desta quarta-feira, dia 18 de março.

Reportagem, Ana Cláudia Amorim

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.