MAIS MÉDICOS: 90% dos profissionais brasileiros recomendam o Programa

É o que revela a pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

Tempo de áudio -

REPÓRTER: 90% dos profissionais brasileiros que atuam no programa Mais  Médicos indicariam outros médicos a participarem do Programa. É o que revela a pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais. O levantamento também aponta que  93% dos médicos brasileiros entrevistados estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a participação no Programa. Quem está entre esses profissionais é a   médica Fabíola Silva, que atua pelo programa no município goiano de Formosa desde 2013.

SONORA: médica – Fabíola Silva

“De positivo pro Brasil, pra Goiás, pra Formosa, tudo porque o atendimento antes ele não existia e agora existe e é um atendimento eficiente. A atenção básica é responsável por resolver até 90% dos casos de saúde da sua população. Então, a gente agora está conseguindo atingir esses índices, todas a gestantes do bairro estão sendo atendidas, hipertensos, diabéticos, todas as doenças crônicas, a gente está fazendo um trabalho com bastante eficiência, a população está tendo uma ótima aceitação ao Programa, a gente está vendo que, realmente, todos os indicadores de saúde da população estão melhorando.”      

REPÓRTER: Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a satisfação dos profissionais brasileiros atuando pelo Programa Mais Médicos confirma a seriedade das ações do Mais Médicos para atender as pessoas que mais precisam do serviço básico de saúde:

SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro

“O Programa se consolidou, ele tem qualidade, os médicos brasileiros que dele participam avaliam muito positivamente, foram muito bem recebidos. A resposta de que o Programa Mais Médicos, criado em 2013, já começa produzir os resultados esperados no sentido de ampliar o processo de fixação de profissionais médicos na atenção básica, nas regiões de mais difícil acesso, fazendo, efetivamente, interiorização e garantia de atendimento pras populações mais vulneráveis que mais dependem do SUS.”    

REPÓRTER: Essa foi a segunda pesquisa de opinião apresentada pelo Ministério da Saúde sobre as avaliações dos profissionais que atuam pelo Mais Médicos. O levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais  foi encomendado pelo Ministério da Saúde e realizado  em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas. Ao todo, foram realizadas 391 entrevistas nas cinco regiões do país com profissionais do Programa Mais Médicos, no período de 17 a 23 de novembro de 2014.

Reportagem, Ana Cláudia Amorim

Receba nossos conteúdos em primeira mão.