MAGÉ (RJ):Teatro e dança contra a Tuberculose

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

LOC: O Ministério da Saúde está unido aos municípios no Programa de Controle da Tuberculose. Em Magé, arte e cultura são os meios utilizados pelo Centro de Cultura Afro, no bairro de Piabetá, para combater a doença. Eles ocupam áreas públicas e escolas e levam informações sobre sintomas e tratamento. Além disso, identificam e acompanham pacientes que necessitam de apoio, como explica a assistente social e fundadora do Centro de Cultura Afro de Piabetá, Rosemar Soares.

 

TEC/SONORA: Rosemar Soares, assistente social e fundadora do Centro de Cultural Afro de Piabetá.

“A forma de nós trabalharmos e fazer a conscientização é através do teatro, é através da dança, é através da roda de conversa, alguns eventos que nós fazemos na praça. Nós vamos para a praça fazer os informativos. Temos um grupo de mulheres e um grupo de jovens que vamos às escolas conversar com esses pais para falar da prevenção.”

 

LOC: Em 2016, foram identificados 128 casos em Magé, ocupando a décima posição entre os municípios do Rio de Janeiro. Por desconhecer a Tuberculose, ou mesmo acreditar que ela está erradicada, muitas pessoas sequer procuram um médico. Outras, ainda, têm vergonha da doença por conservarem uma ideia antiquada. Hoje, a Tuberculose é tratável e tem cura. Após iniciar o tratamento, o paciente pode retomar sua rotina normalmente. Para Rosemar, o segredo para romper preconceitos é tratar os doentes com naturalidade.

 

TEC/SONORA: Rosemar Soares, assistente social e fundadora do Centro de Cultural Afro de Piabetá.

“É muito interessante quando você chega à casa e você trata ela normal. Não é aquela coisa de ficar distante, preocupada. Eu chego às casas para conversar com as pessoas, eu sento, eu converso, eu bebo água. Eu faço tudo normalmente. E isso para eles é muito importante.”

 

LOC: A população precisa ficar atenta à tosse, que dura mais de três semanas. Também pode ocorrer febre ao fim do dia, falta de apetite, perda de peso, cansaço e escarro com sangue. Quem apresentar esses sintomas deve procurar uma unidade de saúde para iniciar o tratamento imediatamente, como recomenda a coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde, Denise Arakaki.

 

TEC/SONORA: Denise Arakaki, coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde.

“Uma vez feito o diagnóstico, o tratamento tem que ser instituído o mais precocemente possível porque, quando a gente trata, aquele indivíduo deixa de contaminar outras pessoas nas primeiras duas semanas. O tratamento está todo disponível no SUS, gratuito, portanto, e dura no mínimo seis meses. Algumas formas de Tuberculose, como Tuberculose cerebral, Tuberculose óssea, elas demandam um tempo mais prolongado de 12 meses. Mas, em geral, na Tuberculose pulmonar, seis meses de tratamento são suficientes pra gente considerar o indivíduo curado.”

 

LOC: Muitos pacientes acabam abandonando os cuidados médicos e a medicação quando começam a melhorar. Com isso, correm o risco de desenvolver a Tuberculose multirresistente. Nesses casos, o tratamento, que inicialmente seria de seis meses pode chegar a dois anos.  E ao suspender a medicação, antes do prazo, podem ainda contaminar outras pessoas. Médicos e autoridades encaram isso como uma das razões que dificulta a erradicação da doença. Quando o doente tem apoio de outras pessoas, as chances de cura são maiores. Para isso, Rosemar Soares costuma incluir a família nas atividades do Centro Cultural.

 

TEC/SONORA: Rosemar Soares, assistente social e fundadora do Centro de Cultural Afro de Piabetá.

“Quando você traz a família para os eventos, para as campanhas, eles ficam muito felizes. Mas se você não tiver a família, não tiver aquela pessoa que trata você com carinho, que fala para você o seguinte: ‘Olha, o remédio é importante você tomar, mas mais importante é que eu estou aqui do seu lado’. Isso é fundamental para qualquer pessoa. Sendo tratado com carinho, com respeito, as pessoas se curam mais rápido.”

 

 

LOC: Quem conviveu com um doente no período de transmissão também deve procurar uma unidade de saúde. A Tuberculose tem cura. Para mais informações, acesse saude.org.br. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.