MADRE DE DEUS (BA): Meninas de 9 a 13 anos devem tomar vacina contra HPV nas escolas e postos de saúde

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC: Trilha (BG)
 
LOC:  O Instituto Nacional do Câncer estima que 1.120 mulheres sofram com o câncer de colo do útero, só este ano, na Bahia. Em Madre de Deus, a Secretaria Municipal de Saúde está preocupada com esse número e disponibiliza para todas as meninas que tenham entre 9 e 13 anos de idade, a doses da vacina contra o Papiloma Vírus Humano, o HPV, que é o principal causador da doença. No entanto, apenas 19% das jovens com idades entre 9 e 11 anos, que é o público prioritário deste ano, foram vacinadas durante a primeira etapa da campanha na cidade, segundo dados do Ministério da Saúde.  Esse número coloca a cidade entre as localidades brasileiras que apresentam os números mais baixos em relação à meta de vacinação contra o HPV estabelecida pelo Ministério, que é de vacinar 80% dessas jovens. A Diretora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Madre de Deus, Caroline Guimarães, explica quais as estratégias utilizadas na cidade para aumentar esse número. Para isso, a vacina contra o HPV está sendo disponibilizada nas escolas públicas e particulares – que marcam dias específicos para a vacinação – e nos seis postos de saúde da cidade. Caroline comenta como está sendo a vacinação nas escolas.
 
TEC: Caroline Guimarães, Diretora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Madre de Deus
 
“Desde a primeira dose que a gente tem feito nas escolas. A gente vai nas escolas, faz um convite aos pais, através da direção das escolas, a gente fez o convite aos pais, onde a gente explicou sobre a vacinação da HPV, para o que servia e tudo.”
 
 
LOC: Caroline Guimarães também explica que aquelas meninas que, por alguma razão, não puderem tomar a vacina contra o HPV na escola, vão ser encaminhadas até um postinho de saúde. As Unidades de Saúde da Família 2 e 5 ficam no centro da cidade, na Rua Francisco Leitão, e são referências em vacinação. A Diretora da Vigilância Epidemiológica também ressalta que os pais não precisam ter medo de levar as jovens para tomar a vacina.
 
TEC: Caroline Guimarães, Diretora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Madre de Deus
 
“Porque às vezes o pai e a mãe relaciona muito, porque acha que a vacina do HPV é uma vacina que a jovem deve tomar pra questão de relação sexual, e na verdade não é um incentivo pra que nenhuma jovem tenha esse tipo de relação. Na verdade a gente está liberando uma vacina pra antes mesmo que elas iniciem a vida sexual pra poder não ter o risco... Então a gente tem alguns impasses também, que acabam tendo por parte de pais de jovens e a gente tem tentado trabalhar isso também.”   
 
TEC: Sobe e Desce BG.
 
LOC: Juçara Reis trabalha como inspetora sanitária em Madre de Deus. Ela é mãe de Samanta, que tem 15 anos de idade, mas que tinha 13 quando tomou a vacina contra o HPV. Juçara contou que foi super simples levar Samanta na Unidade de Saúde da Família 2, já que elas moram na Rua Orlando Portela, que fica a apenas uma rua de distância de lá. Ela fez um apelo aos pais para levarem suas filhas para tomar a vacina.
 
TEC: Juçara Reis, personagem
 
“Que faça essa boa ação com seus filhos porque, a gente fazendo a questão da prevenção pro filho da gente, a gente tem certeza que a gente ta levando saúde pra eles. E se a gente tem a oportunidade de ter os profissionais presentes, orientando para estar levando seus filhos pra tomar a vacina, nós pais temos que fazer a nossa parte, de estar levando.”
 
LOC: A vacina contra o HPV é disponibilizada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde do SUS ou em escolas parceiras. Ela foi introduzida no calendário nacional de vacinação no ano passado para atender meninas de 11 a 13 anos de idade. Este ano, o Ministério da Saúde está priorizando a vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 11 anos. As meninas e adolescentes com 12 e 13 anos, que ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose, também devem procurar as unidades de saúde para atualizarem o cartão de vacinação. Existem mais de 100 tipos de vírus HPV. A vacina que o Ministério da Saúde oferece combate os quatro tipos de vírus mais prejudiciais à saúde a mulher. É por isso que Juçara acredita na importância da vacina. Para ela, esse é um compromisso que os pais devem fazer com as filhas, para que elas estejam protegidas no futuro.
 
TEC: Juçara Reis, personagem
 
“Eu queria falar da questão do compromisso. Porque, às vezes, a gente fica triste em ver que tem pessoas que não se preocupam. Eu mesma tive a oportunidade de ver aqui na minha cidade uma mãe falando assim ‘ah, eu não levei porque no dia eu não tive tempo’. Mas essa é uma questão que a gente tem que ter tempo pra estar levando, porque se você tem a oportunidade e o município lhe oferece uma vacina dessas, de boa qualidade, então a gente tem que ter tempo pra levar os nossos filhos.”  
  

 

LOC:  A criança ou a adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. Quem recebeu a primeira dose deve receber agora a segunda dose, administrada seis meses depois da primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. A vacina é o único meio de garantir a proteção contra o HPV pelo resto da vida. Obtenha mais informações sobre a vacina contra o câncer do colo do útero e o HPV em uma unidade de saúde mais próximo de sua casa e no portal do Ministério da Saúde na Internet, www.saude.gov.br/hpv.
TEC: Encerra trilha (BG).

Receba nossos conteúdos em primeira mão.