MACAPÁ (AP): Parar tratamento pode piorar a doença, diz coordenadora da Tuberculose de Macapá

Salvar imagem

LOC: A cidade de Macapá tem vários desafios no controle da Tuberculose. Segundo a coordenadora Municipal de Tuberculose de Macapá, Nadir Lamarão, a população deveria se cuidar mais em relação a essa doença, pois, em alguns casos, a patologia pode se tornar multirresistente e agravar ainda mais a saúde do paciente.
Nadir comenta também que o principal motivo para que o tratamento seja feito de forma correta, é que o paciente pode ir a óbito. De acordo com ela, existem cinco unidades de saúde na cidade que realizam o exame que identifica a doença. Ela explica que a doença se espalha pelo ar e não por contato físico.

TEC/SONORA: Nadir Lamarão, coordenadora Municipal de Tuberculose de Macapá.

“Tosse por mais de três semanas, procure uma Unidade Básica de Saúde, para saber onde estão fazendo os exames. A pessoa tossiu e não ficou curada há três semanas. Esse é o conselho. Criança tem que ser vacinada e evitar lugares fechados, procurar lugares abertos para estar. Porque o bacilo a pessoa pega no ar, não é de pegar na mão, mas no ar. A pessoa respirou, tossiu, falou, cantou perto da pessoa, está infectado, então essa pessoa também pode se infectar.”

LOC: Uma moradora, que não quis se identificar, teve a bactéria multirresistente. Ela é doméstica, tem 60 anos e fez o tratamento completo. Ela comenta que, apesar de todo o cansaço por conta do longo período de tratamento, nunca desistiu da cura.

TEC/SONORA: Carla Silva (nome fictício), doméstica.

“Foi uma batalha muito, muito cansativa, mas, graças a Deus, eu venci. Porque a gente pensa que a doença não tem cura, mas tem. Eu sou uma pessoa que não desisto das minhas coisas, eu sou firme e forte.”

LOC: Se você apresentar tosses por mais de três semanas, procure imediatamente uma unidade de saúde. A Tuberculose tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS. Para mais informações, acesse saude.gov.br.
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.