REPÓRTER: Os 25 bairros de Lucas do Rio Verde estão em guerra contra o Aedes aegypti. O mosquito é transmissor da dengue, chikungunya e Zika. Nas ruas da cidade os agentes de combate estão vistoriando os imóveis e distribuindo material educativo. A ideia é que, todas as famílias tenham informações necessárias para também combaterem o mosquito em casa. Ao todo, 99 agentes estão visitando as casas de Lucas do Rio Verde. Eronilda Boelter é moradora de Cerrado, uma das localidades do município com alta infestação do Aedes. Ela conta que, após a visita dos agentes, aprendeu a se defender do mosquito.
SONORA: vendedora, Eronilda Pinto Boelter
“Eles falam o que precisa fazer para evitar o mosquitinho, a limpeza, tudo, falaram das calhas. Eles acabam ajudando, olhando, lembrando tudo onde que pode parar o mosquito. São bem caprichosos.”
REPÓTER: Além de Cerrado, Jardim das Palmeiras, Rio Verde, Pioneiro e Menino Deus também sofrem com alta infestação do Aedes. A superintendente de Vigilância em Saúde, de Lucas do Rio Verde, Franciele Carlo, pede aos moradores que abram as portas das residências para os agentes e continuem colaborando com o combate ao Aedes.
SONORA: superintendente de vigilância em saúde, Franciele Carlo
“A Secretaria de Saúde pede que os moradores continuem recebendo os agentes de endemias, para que ele faça a orientação a toda população, porque às vezes nem mesmo o morador reconhece esse foco e o agente como profissional técnico, capacitado para isso, vai reconhecer. Porque eles estão executando o trabalho deles para beneficio da própria população.”
REPÓRTER: A recomendação do Ministério da Saúde é que cada família reserve 15 minutos por semana para combater o mosquito Aedes. A principal forma de se proteger do Zika e microcefalia, da dengue e chikungunya é impedir que o mosquito nasça. O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, lembra que o combate ao Aedes dever ser rotineiro e não pode parar.
SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde
“O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”
REPÓRTER: Para solicitar a limpeza de casas fechadas ou de terrenos baldios, em Lucas do Rio Verde, você pode ligar na prefeitura, no número: 3548 2508. Saiba mais na internet, no endereço
combateaedes.saude.gov.br
Reportagem, Karina Chagas