LORENA (SP): Luta contra a Dengue é prejudicada por causa de imóveis fechados

Salvar imagem

LOC: Todos os dias, 28 agentes de combate ao mosquito da Dengue saem às ruas de Lorena, batendo de porta em porta. O objetivo é bem simples: esses profissionais orientam a população e ajudam a eliminar os criadouros do mosquito que podem existir dentro das casas. Apesar do esforço diário, muitas casas estão fechadas durante as visitas e alguns moradores insistem em não receber os agentes. Isso acaba dificultando o trabalho da Secretaria de Saúde de ajudar os moradores a acabarem com a doença na cidade. É o que explica o educador em Saúde no Combate à Dengue, Davi Quadros.
 
TEC/SONORA: Davi Quadros, educador em Saúde no Combate àDengue
“O agente tem um olhar diferenciado. Ele acaba olhando na minha casa, ele vai olhando o meu quintal que não é igual o seu, que não é igual ao do vizinho. E ele vai orientar a todos nós sobre como mantermos essa área livre de criadouros. Porque quem faz o combate ao mosquito, de fato, é a população. E sem a ajuda da população nós não temos o que fazer: a reprodução [do mosquito] leva em média uma semana. Aproximadamente 85 por cento dos focos estão dentro dos domicílios”.
 
LOC: Apesar do esforço diário dos agentes de combate ao mosquito, 700 pessoas já foram aos hospitais da cidade, só neste ano, com suspeita de estarem com Dengue.  Por isso, Davi Quadros lembra que é muito importante que todos os moradores colaborem com a visita dos agentes e continuem fazendo o trabalho semanal de limpar os possíveis focos do mosquito.
 
TEC/SONORA: Davi Quadros, educador em Saúde no Combate à Dengue
“De 200 casas visitadas, em média umas 30 nós não vamos conseguir acessar. Justamente porque, às vezes, a mulher trabalha fora, o marido também e as casas ficam fechadas. E também a recusa acontece, às vezes, nos bairros onde há pessoas com um grau sócio-educativo e financeiro melhorado. E simplesmente, temerosos com a situação da violência, acabam orientado os empregados a não permitir a entrada de qualquer pessoa no interior dos imóveis”. 
 

LOC: Para saber mais sobre como você pode se prevenir do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, acesse:saude.gov.br/acombateades

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.