LOANDA (PR): Município registra 19 casos confirmados de Dengue neste ano

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Há nove meses, a manicure Franciele Lima viajou com o marido caminhoneiro. Passou 15 dias percorrendo alguns municípios do Paraná. Após, uma semana, de volta em casa, já em Loanda, os sintomas da Dengue começaram a aparecer. A dor era da cabeça aos pés, ela conta. E não foi só isso. A febre alta e o mal-estar a deixaram de cama. Por não ter família na cidade, teve que se hospedar na casa da cunhada, pois não conseguia fazer nada sozinha. Foi uma semana totalmente dependente de outras pessoas. A recuperação, apesar de não ter sido demorada, foi difícil.

SONORA: Franciele Lima, manicure.

“Eu não conseguia comer. Conforme foram passando os dias, eu fui me recuperando, a minha cunhada foi fazendo sopa, sem sal, porque com sal pra mim tudo era ruim, aí eu fui me alimentando assim. Bebendo muita água, soro caseiro, soro comprado em farmácia, suco, hidratando bastante e bebendo sopa. Porque comida mesmo – carne, arroz e feijão –, eu não estava conseguindo comer.”


LOC: Este ano, dezenove casos de Dengue foram confirmados em Loanda. O município não possui notificação de Zika ou Chikungunya. Mas todo cuidado é pouco, o mosquito que transmite é o mesmo. Precisamos acabar com qualquer foco. Em 2015, o município sofreu com uma epidemia de Dengue com quase novecentos casos confirmados. O Ministério da Saúde lembra que ainda não há vacinas e remédio para a Dengue, Zika e Chikungunya. A única forma de combater o mosquito é com a eliminação de possíveis criadouros. Franciele faz o que pode para impedir focos na casa que mora.

TEC/SONORA
: Franciele Lima, manicure.

“Porque a minha casa é alugada e o quintal é muito grande.Então, eu evito ter água [parada]. Sempre rastelo o quintal, meu marido, como é mecânico, além de caminhoneiro, tem muito pneu aqui em casa. Eu evito deixar no quintal e ponho e coloco na área. Se chover e pegar água, eu já tiro, já cubro com plástico as coisas dele. Eu planto e tenho uma flor aqui em casa, eu coloquei areia. Tanto que a agente de saúde passa todo mês aqui em casa, porque como eu peguei a Dengue, o pessoal está sempre passando aqui. Ela sempre olha todo o quintal e nunca reclamou de nada.”


LOC: A Franciele passou por dias de muito sofrimento, simplesmente por alguém na vizinhança não ter tomado os cuidados necessários. Por isso, a importância da conversa com os vizinhos, pois não adianta você cuidar e ele não. Façam ações na vizinhança e ajudem acabar de vez com o mosquito. Sabemos que não existe remédio e só a eliminação de focos pode vencer essa guerra. Saiba mais sobre como combater o transmissor, na internet, no endereço saude.gov.br/ combateaedes.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.