LOANDA (PR): Ações de combate e multa para focos são utilizadas no município

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Segundo a Secretaria de Saúde de Loanda, foram confirmados 19 casos de Dengue, neste ano. Em 2015 foram, aproximadamente, novecentos casos. A redução no número de pessoas infectadas pode sugerir uma situação de conforto. Mas não podemos descuidar. O Verão está próximo, e é nesta estação que o mosquito da Dengue, Zika e da Chikungunya se instala. A secretaria de Saúde municipal, junto com os quatorze agentes de combate ao mosquito, têm trabalhado para que não haja infestação do mosquito. O coordenador de controle de endemias, Reinaldo Carvalho, relata as ações que já foram feitas e as que estão no calendário.

TEC/SONORA: Reinaldo Carvalho, coordenador de controle de endemias.

“Nós estamos fazendo o trabalho no dia a dia, que são os imóveis, o tratamento. Nós vamos ver se soltamos um carro de som, agora. E foi feita panfletagem nas escolas no começo do ano, foi feita palestra também. Aqui, tinha o problema de muitas caçambas, que amontoavam lixo. Aí, nós fomos no promotor para esvaziá-las e o lixo foiretirado. Porque o lixo deve ser recolhido no dia a dia, não pode ficar amontoando nos cantos. Não conseguimos cem por cento, mas estamos conseguindo reverter essa situação.”


LOC: A população tem ajudado de forma bem expressiva os profissionais de saúde. Diferentemente das capitais e dos municípios maiores, Loanda não tem tido problemas de acesso às casas para a vistoria dos agentes. Como a cidade é pequena e todo o mundo está em contato, o serviço de orientação dos profissionais é facilitado. Mas a questão do lixo tem atrapalhado o combate ao mosquito na região. Você sabia que Loanda trabalha com sistema de multas para quem não cumpre as notificações de eliminar possíveis focos? Se esse é o seu caso, ouça o agente de controle de endemias, Rotimberg Domingues.

TEC/SONORA
: Reinaldo Carvalho, coordenador de controle de endemias.

“Funciona assim: na notificação, você não pode multar diretamente, tem que notificar. O morador tem que estar ciente que está sendo notificado por aquele problema. Então, tem que ter esse prazo. Quando é encontrada larva, são 24 horas. Se de repente for uma coisa que é mais complicada, aí a gente dá um prazo de dois ou até três dias. Não mais. Automaticamente depois que você faz a notificação e venceu o prazo, você foi lá e constatou que o problema permeneceu, aí você pega a notificação e já leva para a Vigilância, porque é o chefe da Vigilância que tem autoridade de fazer a multa.”


LOC: Foi mexendo no bolso que o município conseguiu que a população se conscientizasse melhor. Mas tem um jeito que dói muito mais. Quando você pega a Dengue, Zika e Chikungunya. Saiba que quem contrai esses vírus sofre durante muito tempo e pode até perder a vida. Então, faça a sua parte. Elimine água parada. Saiba mais no endereço saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.