LITERATURA: Judiciário homenageia escritor paraense Dalcídio Jurandir

As obras do escritor Dalcídio Jurandir enriqueceram o Chá Literário do Poder Judiciário, que homenageou o paraense. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As obras do escritor Dalcídio Jurandir enriqueceram o Chá Literário do Poder Judiciário, que homenageou o paraense. Os livros “Chove nos Campos de Cachoeira”, “Marajó”, “Linha do Parque” e “Belém do Grão Pará” foram alguns destaques. A servidora Maria José Campelo Costa comenta a leitura dos livros.

SONORA: Servidora, Maria José Campelo Costa.
 
“Foi justamente em voltar às minhas origens do interior. Então, a linguagem do Dalcídio ele vai buscar a linguagem do caboclo paraense, do interior. E ele, no livro, ele faz com que a gente esteja lá presente, como se a gente tivesse vivendo o presente e não o passado. A gente vê a cultura viva através dessa linguagem, que caracteriza o nosso povo paraense”.
 
REPÓRTER: O escritor Dalcídio Jurandir nasceu em janeiro de 1909, no município de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó. Em 1941, ele se mudou para o Rio de Janeiro onde faleceu no dia 16 de junho, com a doença mal de Parkinson. Em homenagem ao paraense, uma rua na Barra da Tijuca leva o nome dele e em 2003, foi fundado o Instituto Dalcídio Jurandir. O professor Paulo Nunes apresentou a história do escritor e destaca o perfil das obras do paraense.
 
SONORA: Professor, Paulo Nunes.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
 
“Ele é um grande escritor brasileiro da segunda geração do romance modernista brasileiro e ele desenvolveu uma obra, durante aproximadamente 50 anos, e essa obra ela expõe com todas as tintas da realidade, as nossas contradições sociais, a nossa cultura, a cultura marajoara, a cultura de Belém, sobretudo. Dalcídio Jurandir, então, ele passa a ser um escritor que é fundamental para se ler o Brasil, o Brasil do Norte, a Amazônia brasileira”.
 
REPÓRTER: Dalcídio Jurandir foi primeiro lugar no concurso literário promovido pela Revista Dom Casmurro, em 1940. O escritor paraense recebeu também o prêmio Paula Brito, da Biblioteca do Estado da Guanabara. Em 1972, foi agraciado com o prêmio Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras. A diretora do Departamento de Documentação e Informação do Judiciário, Pollyana Pires, ressalta que o Chá Literário valoriza a cultura paraense.
 
SONORA: Diretora do Departamento de Documentação e Informação, Pollyana Pires.
 
“É uma oportunidade, sempre, de oferecer um pouco da nossa literatura, tanto nacional quanto regional. E essa parte cultural, sempre adornada com exposições, tanto do acervo do autor quanto da sua história, é sempre enriquecedora”.
 
REPÓRTER: Servidores do Judiciário paraense também podem conferir os 12 painéis da exposição “Dalcídio Jurandir – barro do princípio do mundo”. A exposição pode ser visitada até 30 de agosto, de oito da manhã às quatro da tarde, na biblioteca desembargador Antônio Koury, do Tribunal de Justiça do Pará.
 
Reportagem, Thamyres Nicolau
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.