LIRAA: 135 municípios brasileiros estão em situação de risco para a dengue e chikungunya

Os dados fazem parte do LIRAa, Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes Aegypti, do Ministério da Saúde. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, esse levantamento identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito e pode ajudar nas ações de combate

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio - 02'32''

REPÓRTER: No Brasil, 135 municípios estão em situação de risco para epidemia de dengue e chikungunya. Os dados fazem parte do LIRAa, Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes Aegypti, do Ministério da Saúde.  De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, esse levantamento identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito e pode ajudar nas ações de combate .

SONORA: secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde – Jarbas Barbosa

"Muitos municípios ainda acham que o LIRAa é um requisito do ministério. Não é. Nós fazemos a análise nacional. Mas quem pode usar esses dados para agir é o prefeito. O LIRAa permite ao prefeito saber qual é o bairro onde tem o maior índice de infestação, então, com isso, ele pode mobilizar além das ações de saúde, ações como mutirão de limpeza urbana, mobilização das lideranças comunitárias, da igreja. O LIRAa permite que o município conheça onde pode ser o epicentro da futura epidemia da dengue e chicungunya. Por isso é importante ele fazer o LIRAa em outubro, agir durante os meses de novembro e dezembro, em janeiro fazer outro LIRAa, planejar as ações e fazê-las com o máximo de antecipação possível."

REPÓRTER: O município de Feira de Santana, na Bahia, por exemplo, está entre os 135 municípios em situação de risco de epidemia de dengue e do chikungunya. A coordenadora da vigilância epidemiológica do município, Francisca Oliveira, conta quais são as ações que estão sendo realizadas para combater essas doenças na cidade .

 SONORA: coordenadora da vigilância epidemiológica de Feira de Santana (BA) – Francisca Oliveira

"Infelizmente a gente tem algumas situações, tipo, formação de criadouros nas casas. As pessoas ainda não têm essa conscientização. Alguns locais, a população é necessário armazenar água limpa dentro de tanque sem a proteção adequada. Então, decorrente dessa situação, nós temos alguns bairros que tem presença do mosquito. A gente está realizando ações de educação e saúde no próprio bairro onde a gente tem um maior número de infestação. É importante que a população tenha consciência, que os esforços têm que ser múltiplo, tanto da Secretaria Municipal de Saúde, quanto do próprio morador. ".

REPÓRTER: Para intensificar as medidas de vigilância, prevenção e controle da dengue e chikungunya, o Ministério da Saúde irá repassar um recurso adicional de R$ 150 milhões a todos os estados e municípios brasileiros. Para saber mais, acesse www.saude.gov.br

Reportagem, Diane Lourenço

Receba nossos conteúdos em primeira mão.