LAVA JATO: STF devolve para Sérgio Moro investigações sobre Lula

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
REPÓRTER: O juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal no Paraná, vai voltar a investigar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas denúncias que envolvem um sítio em Atibaia e um apartamento triplex no Guarujá, propriedades que são atribuídas a Lula.
 
O inquérito estava no Supremo Tribunal Federal (STF) e, na segunda-feira, o ministro Teori Zavascki determinou o envio das investigações ao juiz Sérgio Moro, da operação Lava Jato. As investigações remetidas a Curitiba procuram descobrir se Lula escondeu patrimônio e, também, se ele recebeu vantagens de empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção na Petrobras.
 
O professor do Instituto de Ciências Políticas da Universidade de Brasília (UnB) Paulo Calmon comenta o impacto da decisão do ministro do STF e uma possível consequência para o processo de impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff.
 
SONORA: Paulo Calmon, professor do instituto de Ciências Políticas da UnB
“A expectativa é a de que o juiz Moro aja de uma forma mais severa, como tem demonstrado em relação a outros casos. Se agir com severidade e isso culminar em uma acusação, ou ao menos na prisão do ex-presidente Lula, aí sim, haveria um impacto importante no que tange à tramitação do processo de impeachment da presidente. Porque, afinal de contas, ele é uma figura emblemática no PT”.
 
REPÓRTER: Nesta quarta-feira (15), Teori Zavascki devolveu ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o pedido de abertura de inquérito contra Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula e os ex-ministros Aloizio Mercadante e Eduardo Cardoso.
 
Janot solicitou abertura de inquérito em maio, para apurar se os petistas atuaram para obstruir as investigações da Lava Jato. O pedido tinha como base conversas entre Lula e Dilma interceptadas pela Lava Jato. Como na segunda-feira Teori Zavascki anulou a validade jurídica das escutas telefônicas, ele entendeu que o pedido da Procuradoria Geral da República deve ser reavaliado.
 

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.