LAVA JATO: Polícia Federal investiga desvios de recursos na construção da Arena das Dunas, em Natal

O sobrepreço identificado chegou a R$ 77 milhões

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Nesta terça-feira, a Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal e a Receita Federal, deflagrou a Operação Manus para apurar atos de corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro envolvendo a construção da Arena das Dunas, em Natal, no Rio Grande do Norte. O sobrepreço identificado chegou a R$ 77 milhões.

Cerca de 80 policiais federais cumpriram 33 mandados judiciais, sendo 5 mandados de prisão preventiva, 6 mandados de condução coercitiva e 22 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Norte e Paraná.

De acordo com a Polícia Federal, a investigação começou depois de ser feita uma análise das provas coletadas em várias das etapas da Operação Lava Jato, que apontavam solicitação e o efetivo recebimento de vantagens indevidas por dois ex-parlamentares cujas atuações políticas favoreceriam duas grandes construtoras envolvidas na construção do estádio.

Por meio das delações premiadas em inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal e de afastamento de sigilos fiscal, bancário e telefônico dos envolvidos, foram identificados diversos valores recebidos como doação eleitoral oficial, entre 2012 e 2014, que na verdade consistiram em pagamento de propina. Os investigados vão responder, na medida de suas participações, pelos crimes de corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro.

 

Reportagem, Cintia Moreira


 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.